Desfile cívico retrata a história do município

Evento ocorreu no dia 7 de setembro em Nova Itaberaba

Foto: Imprensa do Povo

Como parte das comemorações alusivas ao aniversário de 27 anos de Nova Itaberaba, o desfile cívico realizado na última sexta-feira (07), teve como base a colonização e história de emancipação política administrativa do município.  

 Realizado na praça central, o ato iniciou às 8h e contou com a participação de 13 blocos, além da banda municipal, conduzida pelo professor, Rodrigo Brivio, que deu abertura ao desfile.

 Entre os blocos que se apresentaram, o bloco "a chegada" foi caracterizado pela história de colonização das terras de Nova Itaberaba. Depois, o bloco "O comércio faz parte do progresso" representou a expansão do município perto do rio e o surgimento do comércio como forma de sustentação.

 "A fé de um povo" foi o 3º bloco a se apresentar, com o objetivo de demonstrar a contribuição da religião para a colonização e construção das comunidades. Em seguida, o bloco "A história da educação de Nova Itaberaba" representou a expansão da educação, além da forma que eram conduzidas as aulas.

 O movimento de mulheres camponesas também foi representado no desfile, com o bloco "O berço da mulher agricultora", que teve o objetivo de explicar o surgimento e a importância do movimento. Além disso, o grupo responsável pela luta da emancipação de Nova Itaberaba, foi homenageado com o bloco "O sonho da emancipação". Representantes da comissão estiveram presentes no desfile.

 O sétimo bloco, "Democracia: o povo vai às urnas", representou a primeira eleição municipal e exaltou a importância do voto. Depois, o bloco "A primeira legislatura" foi representado com os primeiros representantes do município, em 1993.

 Além disso, a cultura também esteve presente no ato cívico, com os blocos "Tradicionalismo", "Miscigenação: cultura de diferentes etnias" e "Cultura e Esporte", de forma a representar a presença das tradições gaúchas e diferentes povos que participaram da colonização, assim como as atividades realizadas no esporte e na cultura.

 No 12º bloco, "Administração Atual", os representantes do município estiveram presentes. Por fim, o último bloco foi caracterizado por "O presente é o futuro", de forma a apresentar para a sociedade as crianças que deverão cuidar do futuro de Nova Itaberaba.

 Após o desfile, foi realizado o hasteamento da bandeira e pronunciamento das autoridades. Segundo o prefeito, Marciano Mauro Pagliarini, o desfile foi um momento de adquirir conhecimentos sobre a história do município. "Nesse desfile, pudemos ver toda a história de Nova Itaberaba passando por debaixo dos nossos olhos, e isso se deveu ao trabalho incansável do Departamento de Cultura. Nós temos muitas coisas no nosso país, Estado e município para comemorar, e temos que ter orgulho disso", ressalta.

 A comissão de emancipação e a 1ª legislatura do município receberam homenagens como forma de agradecimento, assim como os primeiros professores receberam homenagem com certificado de honra ao mérito.


Imagens


Facebook jornal.png

Rua João Pessoa, 1969 - Sala 003 | Pinhalzinho | 049 3366-3910

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina