A prefeitura de Pinhalzinho ao alcance de todos

IMP
Foto: Imprensa do Povo

Abrir chamados em decorrência de problemas identificados pelas ruas de Pinhalzinho, resolver questões relacionadas às guias de IPTU e de ISS, consultar como licitações em aberto e os editais que estão disponíveis, estão entre os diversos serviços que a partir de agora o ser feito por meio do aplicativo para celular chamado Atende.net. Situações que antes só podem ter resolutividade no balcão da prefeitura, hoje podem sanadas em qualquer lugar do mundo, atualização em economia de tempo e praticidade

O lançamento do aplicativo aconteceu na noite de quarta-feira (06) na Câmara Municipal de Vereadores.

Vanderlei Aniecebski, analista TI do Setor de Tecnologia da Informação da prefeitura de Pinhalzinho, detalha as funcionalidades do atende.net, e saliente que o servidor público pode acompanhar, por exemplo, sua folha ponto e sua folha de pagamento. Já os fornecedores têm acesso às licitações e contratos com a Prefeitura. "O aplicativo contempla todos os departamentos da prefeitura, desde o tributário, que é como guias do IPTU, todas as ocorrências diversas que o tributário hoje faz, toda a questão do RH para os servidores públicos. Tem uma parte do aplicativo inclusivo que é destinado ao servidor público, para facilitar o uso dele, a questão também do RH, quando o cidadão precisa de solicitação de aposentadoria e já foi funcionário, ou qualquer outra informação relacionada. Tem também a questão dos débitos, negativas, do compras, a parte de licitações, aonde o público pode consultar como licitações em aberto, os editais que estão disponíveis. Também dispõe de todos os serviços que são especializados para as empresas "explicados.

O cidadão também pode solicitar serviços à secretaria de Obras, onde o setor então vai analisar a solicitação e quem abrir o chamado pode acompanhar a sequência do processo. Existe inclusive uma possibilidade de anexar fotografias do local para envio, explica, Vanderlei.

"Outra funcionalidade também que agora é possível, que era uma demanda bastante urgente do município é a questão dos serviços rurais e urbanos, que hoje se o cidadão está caminhando na rua e ele percebem uma boca de lobo entupida, uma lâmpada queimada, ele já pode naquele momento fazer a abertura da solicitação de correção da solicitação através do aplicativo e no final é possível adicionar uma foto, do poste, da boca de lobo, do problema que está ocorrendo ali. Muitas vezes os problemas não acontecem só de dia, então em algumas ocasiões é difícil que o DMER, que o departamento encontra essa situação. Com o auxílio do aplicativo essa demanda cai diretamente no departamento responsável que consegue tratar disso. Todas as demandas que o cidadão encaminhado pelo aplicativo, ele consegue acompanhar em tempo real toda a análise do caso, inclusive o histórico da demanda, da análise, se for preciso fazer a compra de algum material para resolver o problema, o cidadão acompanhado até o momento da finalização. "

Secretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico, Wanderlei Borba, destaca que o aplicativo vem ao encontro da visão arrojada e inovadora do governo municipal. "O nosso prefeito Mário Afonso Woitexen, juntamente com o vice Neuro, desde o início da administração sempre pensaram na divulgação de seus atos, o mais rápido possível e com maior qualidade para nossa população. Hoje a prefeitura é bastante digital, temos internamente um trabalho dentro da prefeitura de papel zero, estamos com toda a digitalização de documentos, desde lá na ponta das secretarias até a hora do pagamento de uma aquisição, é tudo sem papel, tudo de maneira digital . O nosso prefeito ouvindo a demanda da comunidade adquiriu esse aplicativo de grande valia que é muito fácil de manusear.

O vendedor da IPM systems, Marcos Folador, esteve presente no ato de lançamento do aplicativo em Pinhalzinho e conversou com a reportagem do Jornal Imprensa do Povo. "O aplicativo é uma ferramenta que está trazendo um benefício para o contribuinte de Pinhalzinho, ele tira a necessidade de ter que ir a uma prefeitura, ainda mais nessa época de pandemia, para solicitar qualquer serviço. O contribuinte também vai receber toda vez que tiver um movimento nessa solicitação dele, um push no aplicativo, ou nenhum e-mail, informando aonde que está tramitando esse processo, então também não existe a necessidade de ele ligar na prefeitura para saber aonde está o processo dele, se já foi autorizado, ou se tem pendência de algum documento ", explicado.

O prefeito Cena lembra que há quatro anos a administração estudava o melhor caminho para consolidar o projeto. "Tudo isso iniciado em 2017 com o nosso primeiro projeto de Cidade Digital, que foi fazer com que uma prefeitura possui a sua própria rede de cabos de fibra óptica, interligando todos os nossos pontos com uma internet de alta velocidade e que também nós pudéssemosizar essa internet de alta velocidade em alguns pontos públicos, à exemplo da praça central e da praça do lago, porque hoje com esse aplicativo, quem não tem acesso à internet em casa, pode acessar gratuitamente nos pontos públicos. O nosso diferencial aqui, é que o nosso aplicativo está dentro do nosso sistema contábil, do nosso sistema gerencial, que quando você acessar o IPM, esse é todo o sistema que a prefeitura usa. Isso para nós significa transparência,

Como baixar? - O software usado pela Prefeitura de Pinhalzinho é criação da IPM Sistemas. Nos celulares basta baixar o aplicativo Atende.net disponível para iOS ou Android. Lembrando que para começar a utilizar o sistema é necessário preencher um cadastro na própria plataforma.






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