É NECESSÁRIO REFEIÇÃO PRÉ OU PÓS-TREINO?

Daniela Eckert

Praticar atividades físicas é essencial para uma vida saudável. E quando o assunto é alimentação pré e pós-treino, alguns cuidados são importantes para garantir um bom desempenho durante e depois dos exercícios. A escolha dos alimentos certos ajuda a fornecer ao organismo a energia necessária para a prática das atividades, além de também ajudar a repor a energia dispensada durante o treino, garantindo que o organismo se recupere de maneira rápida e saudável.

Você não precisa se entupir de batata doce e frango logo antes do treino e whey protein logo após o treino. São refeições que podem ser por exemplo seu almoço e lanche da tarde. Ou mesmo seu lanche da tarde ser seu pré-treino e jantar seu pós. 

Nem sempre é necessário acrescentar refeições. Às vezes podemos mudar algumas também do dia-a-dia fazendo com que elas sejam mais propícias para um momento perto do treino.

O seu glicogênio será a soma dos carboidratos que comeu e da própria oxidação dele durante várias horas anteriores. Uma única refeição próxima não fará diferença significativa. Já as proteínas podem ser fracionadas normalmente, independente do treino na maioria dos casos. 

Cuidado ao acrescentar refeições pré ou pós. Às vezes você pode estar criando um excedente calórico desnecessário e até prejudicial.

Uma alimentação saudável, variada e personalizada, ou seja, individual e específica para cada pessoa, é fundamental para a prática de atividades físicas. É necessário que cada pessoa procure um Nutricionista, pois cada indivíduo possui as suas individualidades e necessidades. A alimentação precisa ser focada na rotina de cada um, respeitando as preferências alimentares e também se existe a presença de alguma patologia.




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