Alimentos Termogênicos

Daniela Marques Eckert - Nutricionista

A termogênese corres-ponde à energia na forma de calor gerada ao nível dos tecidos vivos. A quantidade de calor produzida é diretamente proporcional à taxa de metabolismo basal, quantidade de calor produzida no estado de repouso em presença de um ambiente térmico neutro onde nenhuma transferência de calor ocorre entre o organismo e o meio ambiente. 
Os alimentos termogêni-cos são aqueles que apre-sentam um maior nível de dificuldade em ser digeridos pelo organismo, fa-zendo com que esse con-suma maior quantidade de energia e caloria para realizar a digestão. Todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, ou seja, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, aumentando a queima de gordura, porém existem alguns que se des-tacam mais que os outros, pois induzem o metabolis-mo a trabalhar com ritmo acelerado, gastando assim, mais calorias, sendo estes classificados como termogênicos. A termogênese é um processo regulado pelo siste-ma nervoso, e interferências neste sistema podem ajudar no controle do emagrecimen-to e obesidade.
Fazem parte deste grupo de alimentos a pimenta, o chá verde, a canela, o gengi-bre, o hibisco, alimentos ricos em ômega 3 e cafeína.
A capsaicina é o compo-nente ativo das pimentas. As pimentas são estimulantes do apetite e auxiliares da diges-tão. O consumo desse aditivo aumenta a salivação, estimula a secreção gástrica e a motilidade gastrointestinal, pro-porcionando uma sensação de bem-estar. Estudos mostraram que a injeção ou o tra-tamento oral com capsaicina estimula a atividade do sistema nervoso simpático. Assim, a administração da cap-saicina favorece um aumento na mobilização de lipídios e diminuição da massa de teci-do adiposo. O consumo de pi-menta aumenta em até 20% a atividade metabólica se in-gerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero. 
O chá verde possui atividade termogênica e promove a oxidação de gorduras contro-lando a composição corporal. Esse chá favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estimulo metabólico. Para que o efeito aconteça e aconselhado tomar cinco xí-caras de chá por dia durante três meses.
Além de aumentar o metabolismo basal, a canela possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Contribui com o emagrecimento se for usada 1 colher de chá ao dia.
O gengibre pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Pode ser consumido de diversas formas, cru, em marinadas para temperar carnes, aves e peixes, e ainda fica ótimo em molho de tomate, sopas e chá, quando misturado com outras ervas. A quantidade indicada é de duas fatias pequenas ao dia.
O chá de hibisco, assim como os demais termogênicos, aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, aumenta o metabolismo. Para que o efeito seja positivo, é aconselhado beber um litro por dia, sendo que, para um litro de água, deve-se usar uma co-lher de sopa da flor. O ômega 3 encontrado em peixes como salmão e atum, e em oleaginosas aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo.
A cafeína é uma substân-cia vegetal estimulante, ca-paz de atravessar a barreira do nosso cérebro e promo-ver diversos benefícios como aumento da disposição e energia, diminuição da fadiga, melhora da performance esportiva, além do efeito termogênico.O exagero no consumo de alimentos termogênicos pode levar ao surgimento de sin-tomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Hiperten-sos e indivíduos com proble-mas cardíacos devem ter cuidados aumentados, pois alguns desses alimentos fazem o coração trabalhar mais rápido. Por causa da influência sobre o meta-bolismo, os termogênicos não devem ser ingeridos por quem sofre de proble-mas na tireóide.
Para a perda de peso, o ideal é praticar exercícios físicos além de alimentar-se melhor, pois a ingestão exagerada desses alimen-tos pode não ser tão gratificante como esperado. Os alimentos termogêni-cos devem ser consumidos com o acompanhamento de nutricionista, que de-terminará, segundo as ca-racterísticas de cada indivíduo, a quantidade correta para serem ingeridos.




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