Nutrição

As ações ao resveratrol em nossa sáude

Daniela Marques Eckert

O resveratrol é um antioxidante presente em mais de 70 espécies vegetais entre elas a framboesa, o eucalipto, amendoim, amora e também em uvas. É produzido pelos vegetais com a função de protegê-los do estresse causado pelo ataque de fungos e radiação ultra-violeta. Também é produzido por síntese química, sendo vendido como um suplemento nutricional em forma de cápsulas.
Nas uvas o resveratrol é encontrado principalmente na casca. A quantidade varia de acordo com a forma de cultivo, origem geográfica, exposição e infecção fúngica. Uvas de coloração roxa e vermelha, bem como vinhos e sucos feitos a partir delas, têm quantidades mais elevadas de resveratrol.
A baixa incidência de doenças crônicas em alguns países chama atenção para a sua alimentação. Populações que consomem dietas ricas em frutas, legumes, frutos secos e vinho tinto com moderação, têm uma vida mais longa do que populações que não consomem esses alimentos regularmente. Estudos confirmam que o consumo de vinho estaria relacionado com a baixa incidência de doenças cardíacas na população do sul da França, aonde há alto consumo de gordura saturada e moderado consumo de vinho tinto, o que originou o termo “Paradoxo Francês”.
Entre as ações do resveratrol, está a inibição de certos fatores de risco para doenças cardiovasculares, com a diminuição da agregação plaquetária através da interferência na síntese das prostaglandinas, que são mediadores inflamatórios. Ele também diminui o risco de aterosclerose, com a redução da viscosidade do sangue, como anticoagulante e vasodilatador. Modula o metabolismo das gorduras, inibe a oxidação de LDL e a agregação plaquetária, prevenindo a aterosclerose. Com a indução do relaxamento vascular também previne a hipertensão.
O resveratrol tem capacidade antitumoral através da indução da morte de células cancerígenas, e tem efeito quimiopreventivo e radioprotetor. Por atuar como um fitoestrógeno oferece benefícios cardiovasculares, inibição do crescimento de células de câncer de mama, redução dos níveis de colesterol e benefícios no tratamento da osteoporose. Outro efeito dessa substância é a diminuição do stress oxidativo das células podendo levar a um efeito biológico positivo nas células neuronais, prevenindo o Parkinson e Alzheimer. Também tem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce.
Para quem deseja desfrutar dos benefícios proporcionados pelo resveratrol, o mais indicado é acrescentar o suco de uva integral ao cardápio, além da uva escura e frutas vermelhas.




Facebook jornal.png

Rua João Pessoa, 1969 - Sala 003 | Pinhalzinho | 049 3366-3910

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina