Gorduras do bem

Nutricionista Daniela Marques Eckert

Gorduras são substâncias orgânicas de origem animal ou vegetal, que tem a função de fornecer energia, ajudam no transporte de vitaminas no sangue, produzem hormônios e geram saciedade. Uma dieta saudável precisa ter gordura, mas não pode passar dos 30% de tudo o que você come por dia, sendo que 90% dessas gorduras devem ser “do bem”. Estamos falando das gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas.
As gorduras monoinsaturadas estão presentes no azeite de oliva, açaí, abacate e oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes, pistache, avelã, amêndoa). Elas ajudam a diminuir o LDL-colesterol (colesterol ruim) e o colesterol total, oferecendo assim, proteção contra doenças cardíacas.
Já as polinsaturadas estão nos peixes (salmão, atum, sardinha, arenque, cavala), óleos vegetais, sementes como chia e linhaça, nas oleaginosas, semente de abóbora e gema de ovo. Dentro das gorduras polinsaturadas encontramos o ácido graxo ômega-3 e o ômega-6.
Entre os benefícios mais reconhecidos do ômega-3 está a proteção da saúde cardiovascular, cerebral e da visão. Ele diminui as atividades das plaquetas sanguíneas, evitando coágulos de sangue, que podem levar a um AVC ou infarto, e também reduzem os níveis de triglicerídeos. Diminuem a concentração de LDL-colesterol e possuem efeito anti-inflamatório podendo ser usados no tratamento de inflamações crônicas. O consumo adequado de ômega-3 por gestantes está relacionado com a melhora do desenvolvimento da criança, tanto cognitivo quanto sensorial, atuando na capacidade de raciocinar e resolver problemas. Já o ômega-6 auxilia na redução do colesterol total e LDL.
A suplementação indiscriminada de cápsulas de ômega 3 e 6 por pessoas saudáveis pode levar ao aumento do colesterol, aumentar risco de câncer de próstata, doenças cardiovasculares e hemorragias. Portanto antes de realizar qualquer suplementação consulte um nutricionista para garantir sua saúde.

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