| Lançamento de documentário em Pinhalzinho destaca arte e resistência no Oeste Catarinense
O evento, realizado no auditório do Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, reuniu gestores públicos, empreendedores e especialistas do setor em um dia repleto de conhecimento e integração.
Um passo importante na consolidação do turismo regional foi dado nesta quinta-feira, 16 de maio, durante o 3º Fórum de Turismo do Vale das Águas. O evento, realizado no auditório do Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, reuniu gestores públicos, empreendedores e especialistas do setor em um dia repleto de conhecimento e integração.
Com o objetivo de fortalecer as ações conjuntas em prol do turismo, prefeitos de dez municípios receberam o certificado de adesão à Associação de Municípios da Região Turística Vale das Águas. São eles: Formosa do Sul, São Carlos, Caibi, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Pinhalzinho, Palmitos, Nova Erechim, Cunha Porã e Saudades. Outros cinco municípios — Águas de Chapecó, Maravilha, Nova Itaberaba, Quilombo e São João do Oeste — já iniciaram o processo de adesão junto às respectivas Câmaras de Vereadores.
A programação do fórum foi intensa desde as primeiras horas da manhã. Após o café de boas-vindas e abertura oficial, o Secretário de Turismo de Bombinhas, José Antônio Olímpia, compartilhou boas práticas de gestão pública voltadas ao turismo. Na sequência, empreendedores locais apresentaram cases inspiradores: Refúgio das Quedas, Chico Mendes e Mirante Sol Nascente mostraram como iniciativas privadas podem transformar experiências turísticas.
O destaque da tarde ficou por conta da apresentação do projeto “Viva Santa Catarina – Receptivo local de Turismo de Experiência”, conduzida por Aline Miranda. Já o encerramento contou com a palestra e oficina “Guia Manezinho”, ministrada por Rodrigo Leitis Stüpp, reconhecido nacionalmente pela Embratur como uma das Top 100 experiências do Brasil em 2025.
O Fórum foi marcado pela troca de experiências, integração entre os municípios e o fortalecimento da identidade turística do Vale das Águas. Com mais municípios aderindo à associação e ações integradas sendo planejadas, a expectativa é de que o turismo na região ganhe ainda mais força nos próximos anos.
Deixe seu comentário