| Pinhalense Fabiano da Luz lidera disputa no PT de SC e vai ao segundo turno
Lançamento de documentário em Pinhalzinho destaca arte e resistência no Oeste Catarinense

-
Foto: Divulgação -
Filme de Vagner Bozzetto reúne cinco artistas locais e revela a potência do fazer artístico fora dos grandes centros
A Casa do Sol, em Pinhalzinho, recebeu com lotação máxima, na noite da última sexta-feira (13), o lançamento do documentário “Lotes não carpidos: arte e resistência no oeste catarinense”, dirigido por Vagner Bozzetto, da BSK Filmes. O evento gratuito marcou a estreia da obra, que mergulha nas expressões artísticas de cinco criadores locais, destacando suas vivências e produções em áreas como dança, artes visuais, literatura e música.
O documentário propõe uma reflexão sobre o desenvolvimento artístico no interior de Santa Catarina, revelando como o contexto geográfico, social e cultural influencia diretamente o processo criativo. Ao reunir artistas de diferentes gerações, gêneros e campos de atuação, a produção constrói um mosaico sensível e profundo das múltiplas formas de fazer arte em um território marcado pela resistência cultural.
Segundo o diretor, o projeto oferece um intercâmbio entre trajetórias distintas, ao mesmo tempo em que evidencia como a arte pode ser ferramenta de identidade, transformação e enfrentamento às desigualdades estruturais que muitas vezes marginalizam a produção artística fora dos grandes centros urbanos.
Viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e à Cultura e contemplado no Edital Municipal de Fomento à Cultura do município de Pinhalzinho – 2024 – Lei Paulo Gustavo, o documentário fortalece o compromisso com o fomento cultural local e amplia o acesso da comunidade à produção artística regional.
“Lotes não carpidos” também se propõe a dialogar com o público global, ao abordar questões universais sobre o papel da arte na construção de pertencimento e na resistência simbólica frente aos desafios cotidianos da vida interiorana.
Texto: IMP
Deixe seu comentário