logo RCN

'Mãos que te seguram com os ouvidos'

  • Pixabay -

'É uma rotina intensa e cheia de desafios. Cada pessoa é um universo que precisa ser olhado, escutado, acolhido e cuidado'

Quantas vezes você já consultou um psicólogo? Pois é, isso não é coisa de louco, mas sim uma necessidade e direito de todos. É muito importante que as pessoas conversem regularmente com um psicólogo, independentemente da fase da vida, pois esse profissional guia os caminhos tortuosos da vida e ajuda a sociedade a lidar e organizar os problemas, para que não atrapalhem a vida pessoal, profissional, mental, espiritual e emocional. É o psicólogo que te ajuda ser forte, ter segurança e conhecer mais sobre si mesmo.

Nessa edição, os homenageados são eles, já que no próximo dia 27 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Psicólogo, um profissional tão importante para a população, que estuda e orienta o comportamento humano, tratando sentimentos dolorosos, traumas, crises e outras condições incômodas.


Origem da data

Segundo informações do portal Calendarr, o Dia do Psicólogo é comemorado em 27 de agosto pelo fato de nesse dia, em 1962, o presidente João Goulart ter sancionado a Lei nº 4.119, que dispõe sobre a profissão do psicólogo.

A Lei, apesar de sancionada, teve seu decreto de regulamentação publicado somente em 21 de janeiro de 1964.

"A orientação e fiscalização do exercício da atividade está a cargo do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia, criados pela Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971", destaca o portal.


A importância do psicólogo e da psicologia para a sociedade

O psicólogo, dentro de sua formação, trabalha muito com a condução de uma pessoa à autodescoberta, à compreensão sobre as suas dificuldades, bem como a forma com que se relaciona o seu mundo interior e exterior.

"Atualmente existem vários campos onde o profissional psicólogo pode estar atuando e, em todos os contextos, ele lida principalmente com emoções, sentimentos e a compreensão do indivíduo como um todo, sem julgamentos e sem preconceitos. O profissional psicólogo também atua para promover, proteger e reabilitar a saúde mental, visando o bem-estar e qualidade de vida individual e coletiva. Além disso, propõe diagnósticos, tratamentos e auxilia na prevenção", disse a psicóloga do CAPS de Pinhalzinho Keity Santoro.

Segundo Keity, o Psicólogo contribui de forma significativa com a promoção de mudanças que resultam em uma melhor qualidade de vida, seja fisicamente ou emocionalmente.

"Contribuem para que se possa adquirir um maior conhecimento sobre si mesmo e sobre seus anseios, limitações e pensamentos. Pensando na amplitude social, o psicólogo promove, protege e trabalha com reabilitação, principalmente da saúde mental. Atualmente encontramos profissionais de psicologia em escolas, empresas, clínicas, trânsito, hospitais e outras instituições. Todos com o objetivo de entender como o ser humano constrói sua história, quais são as suas expectativas para o futuro, qual a sua relação com o passado e o que ele está vivenciando e construindo no presente", frisou.

A psicóloga Raísa Klee, do Centro de Especialidades de Pinhalzinho, disse que esse é justamente o trabalho de um profissional de psicologia, o de acolher (a partir de uma escuta qualificada), qualquer pessoa que busca por autoconhecimento ou que se encontra em sofrimento emocional e esteja precisando de suporte psicológico para enfrentar os desafios que a vida lhe coloca.

"O papel desse profissional é fundamental para a promoção da saúde e qualidade de vida, pois não há como pensar em saúde sem considerar a dimensão psicológica e/ou emocional.Nesse sentido, o papel é auxiliar o indivíduo a se compreender, a trabalhar a relação que possui consigo mesmo e com as outras pessoas, suas expectativas para o futuro, a compreender e dar um novo sentido a situações que geraram algum sofrimento no passado. O papel do psicólogo é mediar este processo. Além disso, ser profissional psicólogo é, também trabalhar para quebrar estigmas no sentido de que as pessoas só devem buscar ajuda quando estão em uma situação difícil, de adoecimento ou dor. E, mais do que isso, seu papel se faz fundamental na prevenção do adoecimento mental e na promoção de saúde", destacou.

Raísa disse que a vida cotidiana acelerada e outros vários fatores estressores têm desencadeado cada vez mais sintomas ansiosos e depressivos, o que tem feito as pessoas olharem com mais cuidado e atenção para sua saúde mental.

"Inúmeras pessoas encontram-se realizadas financeiramente ou profissionalmente, por exemplo, mas têm encontrado dificuldade em manter um sentido para sua vida, têm encontrado dificuldades para se relacionar e lidar com seus sentimentos e emoções. Nestes casos, o psicólogo deverá olhar para o sujeito de forma integral, levando em consideração a dimensão biológica, psicológica, social e cultural em que vive. Nesse sentido, a psicologia busca principalmente entender e pensar o processo de saúde/doença numa dimensão psicossocial e intervir nos diferentes contextos, seja na saúde, na educação, na assistência social, nas instituições e demais espaços", explicou.

Acompanhar as pessoas no seu processo de auto-conhecimento e até mesmo reconhecimento, é fundamental. Segundo a psicóloga Carla Dreyer Eckert, que atende através da Secretaria de Saúde de Pinhalzinho e em consultório particular no município, trata-se de um acompanhar que acolhe, escuta e intervém quando necessário.

"Fala-se em acompanhar, pois o psicólogo não vai "fazer" pela pessoa, bem como não vai "dar uma fórmula mágica". Além disso, o papel do psicólogo também é o de atuar em políticas públicas, visando a garantia da promoção do bem-estar das pessoas e da sociedade como um todo".

O psicólogo pode auxiliar as pessoas para que elas consigam atravessar momentos difíceis da vida de uma maneira menos penosa.

"Ele pode ajudar as pessoas a olharem para o seu sofrimento e transformá-lo em algo suportável", disse

A psicóloga Keity fez questão de dizer que o profissional psicólogo está apto para atuar com qualquer faixa etária, seja com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, afinal todos podem passar por questionamentos e angústias que, sozinhos, não conseguem discernir e acabam sofrendo com isso.

"Atualmente teve uma demanda bem significativa de adolescentes que estão buscando ajuda por sofrimento emocional. Sabe-se também que os idosos e homens têm mais resistência em procurar ajuda", afirmou.

A rotina de um psicólogo

O dia a dia desse profissional pode ser muito carregado, já que perpassa o horário de atendimento dos pacientes, tendo que registrar cada sessão, investigar cada caso e emitir relatórios e possíveis encaminhamentos para outros profissionais da saúde, dependendo do caso. Mas apesar disso, é uma profissão que transforma e faz de muitos profissionais seres gratos e satisfeitos com o resultado.

"Ser psicóloga é uma profissão mágica, onde conseguimos tocar nas pessoas sem encostar. Onde passamos a ouvir uma pessoa e a entender seu mundo, seus pensamentos, sentimentos e tudo o que lhe gira. Para viver bem da psicologia é necessário que o investimento na profissão não pare nunca, seja o investimento em novos cursos, novos conhecimentos na área e no investimento de ser um profissional diferente que propõe novas experiências", destacou Keity Santoro.

A Psicologia é uma profissão que exige muito estudo, é regida por um código de ética, regulamentada por inúmeras leis e resoluções, com técnicas e métodos científicos reconhecidos.

"Não é apenas ouvir ou dar conselhos, é compreender o que o paciente está passando e auxilia-lo a ter uma qualidade de vida, sabendo lidar com problemas, angústias, medos e traumas, disse Keity.

Além de acolher a dor humana, o psicólogo busca transformar, ressignificar e dar um novo sentido para ela. Sabe-se que o processo terapêutico é lento e depende do que o indivíduo permite perceber, mas é um processo de construção saudável, fantástico e que envolve respeito e cuidado.

"Atualmente atuo no CAPS, amo o que eu faço e o cuidado que temos com o outro. Levamos sempre em conta que é uma vida que está ali, o meu paciente é o amor da vida de alguém e merece todo o cuidado e atenção necessária. Busco compreender sua situação e lhe auxiliar, fazendo com que o paciente perceba questões que precisam ser trabalhadas para ele ter uma melhor qualidade de vida e principalmente, amor próprio. Não mudamos ninguém, a mudança precisa acontecer de dentro para fora", argumentou Keity.

"É enriquecedor acolher as pessoas, ouvir, aceitar, entender seus sentimentos, sua dor, sua aflição e mostrar-lhe que é capaz de superar, que é capaz de ressignificar vivências dolorosas e traumas, buscando levá-las a identificar forças e fraquezas e aceitar-se como é, para então tornar-se melhor. Ser psicóloga é uma jornada longa, nunca estamos prontos, mas, estamos sempre em desenvolvimento e em ininterrupto crescimento. São muitas as capacitações, cursos, especializações, livros, entre outros; todavia, nada supera o aprendizado na prática", finalizou.

Segundo Raísa Klee, geralmente o acesso ao serviço de psicologia, seja na rede pública de saúde ou na rede privada, ocorre quando existe alguma dificuldade no relacionamento interpessoal, quando há alguma suspeita ou diagnóstico de doença ou transtorno mental, ou outra situação de adoecimento como, o luto, por exemplo. São inúmeros os motivos que podem levar alguém a necessitar de acompanhamento psicológico. Nesse sentido, a intervenção, os recursos e estratégias terapêuticas para cada pessoa deve ser avaliada pelo profissional, podendo a intervenção ocorrer por meio da avaliação psicológica, psicoterapia individual e/ou familiar, por meio de grupos terapêuticos/comunitários, dentre outros.

O psicólogo ultrapassa barreiras e transforma pessoas, fazendo com que essas aprendam a recomeçar uma vida cheia de emoções e novas oportunidades.

"É uma rotina intensa e cheia de desafios. Cada pessoa é um universo que precisa ser olhado, escutado, acolhido e cuidado", completou a psicóloga Carla Dreyer Eckert.


Quem era a jovem de SC que foi morta com facadas pelo ex-namorado Anterior

Quem era a jovem de SC que foi morta com facadas pelo ex-namorado

Cuidado diferenciado é ofertado aos idosos de Pinhalzinho Próximo

Cuidado diferenciado é ofertado aos idosos de Pinhalzinho

Deixe seu comentário