| Festa da Alegria anima idosos de Sul Brasil com Carnaval de confraternização e música ao vivo
'O que importa é ter saúde'

-
Pixabay -
A importância dos cuidados com a saúde
Você já deve ter ouvido essa frase exposta no título da reportagem, "o que importa é ter saúde". Pois é, mesmo que essa expressão seja de certa forma uma piada para muitos, ela realmente faz sentido, pois não basta ser próspero, ter o melhor emprego, o melhor carro, o celular de último lançamento, se não ter um dos bens mais preciosos para que se possa levar uma vida de abundância: a saúde.
Na última sexta feira (05) comemora-se o Dia Nacional da Saúde, que além de ser um momento de comemoração e gratificação pelos profissionais que atuam no cenário brasileiro, é um momento de reflexão sobre a situação desse recurso tão precioso.
Quantas vezes você consultou um médico nesse ano? É imprescindível consultar um clínico regularmente para manter a qualidade de vida e bem estar. Muitos dirão que consultaram praticamente o ano todo, porque sempre parecem ter um problema diferente, mas na verdade não se trata de visitar o doutor apenas quando a doença chega, mas sim em ritmo regular para que a doença não chegue. Não é sobre cura, mas sim sobre prevenção.
Para ter uma vida feliz e sadia, é necessário ter uma rotina de consultas e exames regular e não só consultar um profissional da saúde quando a doença lhe acomete. Na juventude, é normal que as doenças sejam menores, mas com o passar dos anos e com o envelhecimento humano, as pessoas se tornam mais vulneráveis à problemas de saúde, portanto faz-se necessário tomar os devidos cuidados para que os riscos sejam reduzidos.
Os profissionais da saúde a todo instante estão descobrindo enfermidades e fornecendo o devido suporte para que a cura seja feita com sucesso, mas além de tudo, ele é o responsável por promover a prevenção de doenças e a orientação dos pacientes que precisam ter uma vida mais saudável.
No Brasil, uma das maiores conquistas feitas no ramo, é a fundação do Sistema Único de Saúde (SUS), que representa a sociedade e atende a todos que necessitarem de assistência médica. Sendo o maior sistema público de saúde do mundo, o SUS atende cerca de 180 milhões de pessoas, o que faz-se necessário destacar que dessas, 80% dependem exclusivamente de seus serviços.
A partir da implantação do Sistema único de Saúde, todos os brasileiros passaram a ter acesso à uma saúde universal e gratuita, o que fica firmado e garantido pela Constituição Federal brasileira.
O SUS busca atender fortemente a atenção primária enquanto as doenças ainda não são tão graves, para que assim se possa prevenir as mesmas e gerar uma grande economia em questões de tratamentos intensivos.
Em países que não adotaram o sistema público de saúde coletiva, como os Estados Unidos da América, os indivíduos que necessitarem de assistência devem recorrer à um sistema privado, o que impede grande parte da população de ter acesso aos serviços de saúde ofertados. Já no Brasil, existem mais de 40 mil Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que atendem até nos lugares mais isolados do país.
A equipe do jornal Imprensa do Povo conversou com os profissionais da Rede Municipal de Saúde do município de Pinhalzinho, que atendem diariamente pacientes que integram o SUS. Os profissionais destacaram a importância de se manter a saúde em todas as áreas, para que se tenha uma melhor qualidade de vida.
A importância da saúde bucal
É impossível pensar em saúde e qualidade de vida sem falar da saúde bucal, por isso a frase "a saúde começa pela boca", pode dizer muito sobre a necessidade dos cuidados com a saúde bucal.
"Não é apenas uma frase clichê, em nosso corpo todas as estruturas interagem entre si, e podemos considerar a boca como a porta de entrada para o nosso organismo, é através dela que nutrimos nosso corpo, e é por ela que podem entrar diversos vírus e bactérias responsáveis por muitas doenças e disfunções em nosso organismo, podendo agravar doenças como a diabetes e aumentar o risco de problemas cardíacos", explicou o cirurgião dentista Rafael Honorato Bonetti.
Rafael destacou que procurar um dentista somente em situações de emergência é completamente incorreto.
"Desse modo, ter um bom cuidado com a saúde bucal e fazer uma manutenção periódica com o cirurgião dentista é algo imprescindível para a saúde do nosso corpo em geral, e para uma melhor qualidade de vida. Buscar o dentista apenas na presença de um problema não é a forma mais inteligente de prevenir e manter-se saudável, além de problemas oriundos da falta de cuidados com a boca, existem muitas doenças presentes em nosso organismo que se manifestam pela boca, através de lesões que muitas vezes são imperceptíveis, doenças essas que podem ser de uma simples anemia, doenças autoimunes ou até mesmo um câncer bucal. Consultas periódicas com o dentista é uma forma de prevenção e deve ser algo que devemos levar a sério".
A saúde mental no Brasil
Para que uma pessoa possa levar a vida com intensidade e possa realizar suas atividades diárias com proatividade, faz-se necessário falar de saúde mental, uma área que tomou grandes proporções após a implantação do SUS e da Reforma Psiquiátrica no final dos anos de 1980.
"Com estas importantes políticas, foi possível desenvolver ações de integralidade no cuidado de pessoas que apresentavam transtornos mentais, superando modelos de tratamento que incluíam o uso de eletrochoque, excesso de medicamentos e a internação dos pacientes em hospitais psiquiátricos por longos períodos. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que, ocorreram muitas mudanças nos modos de pensar, olhar, planejar e oferecer atenção às pessoas em sofrimento psíquico", esclareceu a psicóloga do SUS Raíssa Klee Flores.
Nos últimos tempos, os problemas psíquicos, mentais e emocionais tiveram um aumento muito significativo no país. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto com maior número de registros de depressão.
"São inúmeros os fatores que podem levar alguém ao adoecimento mental, entre eles: predisposição genética, luto, eventos traumáticos, estresse, entre outros. Para tanto, é preciso estar atento a alguns sinais e sintomas, como: tristeza e preocupação excessiva, cansaço sem motivo aparente, perda do prazer em atividades que antes a pessoa gostava de realizar, desmotivação pelo trabalho, alterações de humor e comportamento, isolamento, dentre outros", destacou a psicóloga Raíssa.
É preciso considerar e pontuar que, existem diversas doenças e transtornos psicológicos, não somente a ansiedade e a depressão. "E cada um deles, requer um tratamento e um acompanhamento diferenciado. Nesse sentido, é fundamental que haja um trabalho multiprofissional, que considere o paciente em sua dimensão biopsicossocial", explicou Raíssa.
A psicóloga destacou que é preciso pensar em políticas que promovam espaços de escuta e acolhimento das demandas psíquicas.
"Trabalhar a prevenção das doenças mentais é fundamental para que possamos mudar estes dados estatísticos, assim como, romper com os preconceitos e estigmas que ainda envolvem os transtornos mentais e que, infelizmente interferem negativamente no processo de melhora dos indivíduos".
Raíssa enfatizou a importância das pessoas com transtornos psíquicos procurarem a ajuda de um profissional.
"As pessoas podem buscar por ajuda na Unidade de Saúde de referência. Nela haverão profissionais que poderão auxiliar, e se necessário contar com o apoio dos profissionais do Núcleo Ampliado de Apoio à Saúde da Família (NASF). Ainda, pode-se buscar o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Já em situações de emergência, é possível acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), bem como telefonar para o número 188 do Centro de Valorização da Vida (CVV), serviço gratuito de apoio emocional que funciona em todo o território nacional por 24 horas", finalizou.
A médica da ESF e da UBS Prefeito Alexandre Grando, Bruna Lourenço Santos disse que o Dia Nacional da Saúde é muito importante para a sociedade, mas muitos não o conhecem.
"Esse dia foi criado em 1967 com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado da própria saúde, em todos os sentidos: física, social, espiritual e mental", disse.
Bruna ressaiu que muito além da cura e da prevenção, é necessário falar da promoção da saúde.
"Quando falamos em saúde muitas vezes nos remetemos simplesmente à prevenção de doenças, e falamos daquilo que todos já sabemos: evitar bebidas alcoólicas, fazer atividade física, comer menos alimentos gordurosos, não fumar, etc. Tudo isso é muito importante, acredite, é mesmo! Mas hoje quero mudar o foco, não vou falar em evitar doenças, mas sim em promover a saúde", disse.
E qual seria a diferença?
"A diferença é que o objetivo não deve ser o de não ficar doente, mas sim investirmos na nossa qualidade de vida, ou seja, adotarmos hábitos que nos permitam estar mais felizes conosco, mais dispostos e realizados", frisou a doutora.
A médica disse que muitas pessoas podem achar besteira investir nesses hábitos, mas essas coisas simples podem fazer toda a diferença.
"Que tal neste dia 5 de agosto pensar um pouquinho mais em você? É um exercício que você pode levar para todos os dias! Acordar e reservar um minutinho que seja para se espreguiçar, agradecer por mais uma manhã e mais uma oportunidade de crescer com os desafios do dia. Reserve um tempinho para tomar café da manhã com calma, se dê mais uns minutinhos para programar o dia, planejar as atividades de forma leve e sem cobranças. Pense que o dia será produtivo e resolutivo. Tente encarar, ao longo do dia, os problemas como desafios que se transformarão em aprendizado. E quando chegar seu momento de descanso, faça jus a ele: lazer! Esqueça o celular e a televisão. Que tal fazer uma caminhada, ouvir música, se aconchegar com quem você ama, se desligar um pouco do mundo? E o que acha de programar uma atividade diferente para o final de semana? Pronto! Eu te proponho este primeiro dia, esta data importante: o dia 05 de agosto de 2022. Que você possa fazer dele um exemplo para todos os outros dias. E que cada dia seja único, com cada vez mais atitudes positivas", completou.
Deixe seu comentário