logo RCN
AGRICULTURA

Prefeitura de Irati oferece serviço de silagem começando no plantio até o armazenamento no silo

  • Ascom Prefeitura -

Segundo o prefeito Odirlei Bergamaschi, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a valorização do agricultor e com o fortalecimento da agricultura familiar.

A Prefeitura de Irati é uma das únicas da região a oferecer, de forma estruturada e contínua, serviços completos de apoio à produção de silagem — desde o plantio do milho e sorgo até o armazenamento no silo. A iniciativa reforça o compromisso da gestão com a valorização do agricultor e com o fortalecimento da agricultura familiar.

O município subsidia 50% dos custos operacionais, permitindo que o produtor pague apenas metade do valor. Por exemplo, quem contrata 10 horas de serviço, paga apenas por 5. O prefeito Odirlei Bergamaschi comenta  que “o objetivo é não deixar nenhum agricultor sem atendimento. Para isso, inclusive, contratamos horas-máquina terceirizadas quando necessário”.

O prefeito Bergamaschi detalha que a prefeitura oferece toda força disponível.  “A estrutura oferecida inclui ensiladeiras, carretas agrícolas, carregadeiras - quando a situação exige, retroescavadeiras e escavadeiras hidráulicas para abertura e cobertura de silos. O apoio começa no início do processo, com a semeadura e cobertura das sementes durante o plantio do milho ou sorgo”, destaca.

Com essa política de incentivo, Irati não apenas garante economia e agilidade para os produtores, mas também se torna referência regional no suporte ao pequeno e médio agricultor. É uma demonstração clara de como o poder público pode atuar diretamente na permanência das famílias no campo e na valorização da produção local.

O secretário de Agricultura, Leodimar Meurer, agradeceu o empenho de toda a equipe da Secretaria. "Nossos funcionários estão de parabéns e merecem nosso reconhecimento pela dedicação. Realmente se esforçam para atendermos da melhor maneira possível", disse.

Leodimar acrescentou falando que "o pedido do prefeito Odirlei Bergamaschi e da vice-prefeita Cleusa Bortoluz é para que o trabalho seja sempre feito com qualidade e responsabilidade. Esse incentivo da Prefeitura fortalece a bovinocultura do município, principalmente a leiteira, que depende diretamente de uma silagem bem-feita", finaliza.

Câmara de Pinhalzinho aprova moção contra privatização da CASAN Anterior

Câmara de Pinhalzinho aprova moção contra privatização da CASAN

Hospital de Pinhalzinho receberá R$ 500 mil para modernização da maternidade Próximo

Hospital de Pinhalzinho receberá R$ 500 mil para modernização da maternidade

Deixe seu comentário