| OSCs fortalecem parceria com Poder Público e a Sociedade Civil
'Só se deve ensinar isso', Roland Barthes

Professora comenta sobre a importância da literatura à sociedade
A literatura sempre demonstrou sua identidade nacional, tornando-se fundamental na formação e desenvolvimento de um indivíduo e devendo ser ensinada e incentivada desde a infância. O resgate de materiais literários sempre foi importante à sociedade, uma vez que a literatura oferece informações sobre a vida e as coisas que hoje identificam o mundo moderno.
No próximo dia primeiro de maio, o país comemora o Dia da Literatura Brasileira, no qual homenageia os grandes escritores e suas belíssimas obras, que passaram e ainda passam por uma extensa linha de escolas literárias, marcando um período social e intelectual da história do Brasil. A literatura brasileira é composta por uma série de escritores, críticos e poetas que nasceram no país ou foram influenciados por ele.
Nossa equipe de reportagem foi até a Escola de Educação Básica Vendelino Junges e conversou com a professora de língua portuguesa e literatura Juliana Nardi, que destacou a importância da literatura no Brasil. "A literatura é essencial para a vida do ser humano. Ela é uma forma de comunicação, expressão e exposição do que a pessoa sente e do modo que ela vê o mundo e expõe suas ideias", disse.
Segundo Juliana, a literatura desenvolve firmemente o senso crítico das pessoas. "A literatura brasileira possui uma longa caminhada e se torna excepcional para entendermos as alusões históricas. Sempre falo que a literatura e a arte são uma só, porque é através do que o homem vive que ele vai se manifestar. Sem essa arte, não há expressão humana".
A professora ressalta que atualmente, com o mundo virtualizado, torna-se um desafio muito grande ensinar e fazer a literatura ser apreciada pelos jovens. "Por conta das tecnologias, o aluno busca sempre acessar aquilo que está pronto. A partir do momento que você se apaixona por essa bibliografia, você compreende e busca cada vez mais. Para que isso seja possível, você deve querer aprender, para posteriormente desfrutar do crescimento enquanto ser humano", argumentou.
Para ter acesso à matéria completa, assine o Jornal Imprensa do Povo!
Deixe seu comentário