Altair silva: candidato à deputado estadual

Rodada de entrevistas de candidatos a estadual e federal quem são destaques em Pinhalzinho e região
O Jornal Imprensa do Povo, principal veículo de comunicação impressa de Pinhalzinho e região, há mais de 20 anos acompanha o dia a dia da região Oeste catarinense e sempre muito preocupado com seu desenvolvimento social e econômico, trás a seus leitores nesta semana entrevistas com os principais candidatos a deputados estaduais e federais mais envolvidos com a região, candidatos estes que foram contatados pela equipe IMP, tendo quatro perguntas para responder, se apresentando e direcionando suas bandeiras de trabalho,
Todos detinham o mesmo espaço de texto, 3.500 caracteres com espaçamento, como limite máximo de texto, cada qual utilizando os da melhor forma possível.
Os textos não foram editados pela equipe do semanário, cada texto foi repassado pela assessoria do candidato. O Jornal Imprensa do Povo ainda tentou contato com mais candidatos estes que não retornaram com suas respostas, assim neste modo não terão outra oportunidade como os que estão nesta edição, o jornal trás esta visibilidade para reforçar o comprometimento com a região e com candidatos dos mais variados partidos, sempre em nome de uma eleição limpa e de bom caráter de todos candidatos.
1- Quem é e como se define o candidato?
Sou Altair Silva, brasileiro, catarinense e técnico agrícola com muito orgulho. Nasci em Major Gercino, fui criado em São João Batista e quis o destino que eu me estabelecesse em Chapecó, onde sou empreendedor, pai de família e filiado ao PP raiz, dos tempos do PDS.
Acredito na boa política, aquela que é feita com diálogo, e não com grito; com conciliação, e não com contendas. Acima de tudo, sou adepto da política de resultados, aquela que vai além do discurso e se concretiza em entregas práticas para os cidadãos.
Sou ligado ao campo e tenho orgulho de ter sido recentemente o secretário estadual da Agricultura que mais recursos injetou na agricultura catarinense. Foram mais de R$ 900 milhões distribuídos para todos os municípios catarinenses na forma de equipamentos, subsídios diretos aos produtores, programas de incentivo e regularização fundiária, uma lista grande que ainda vai gerar muitos frutos, graças sem falsa modéstia a uma atuação ao mesmo tempo técnica e política, em que tive sempre como norte as demandas dos nossos agricultores.
Da mesma forma, como deputado, tenho orgulho de poder ter contribuído com projetos de lei e recursos, via emendas impositivas que garantiram recursos importantes para a saúde, a educação e a infraestrutura dos nossos municípios, principalmente aqui do nosso Oeste e nossa querida Pinhalzinho.
2- Quais as experiências políticas do candidato?
Costumo dizer que aprendi a fazer política com o Hugo Biehl, de quem herdei até o número 11130 nas urnas. Ainda jovem, eu era um observador atento e percebia os desafios que se impõem a quem se propõe a servir a população. Anos atrás, concorri algumas vezes a deputado estadual, ficando na suplência, porém tendo a oportunidade de assumir, graças ao gesto de algum colega titular. Na minha última eleição, em 2018, fui eleito com mais de 30 mil votos, que procurei e procuro honrar desde então. Retribuí o gesto que me foi feito no passado ao permitir que suplentes também assumissem, porque sabemos que em uma eleição proporcional a força coletiva é fundamental. Essa minha maneira conciliadora, eu diria, somada ao meu conhecimento profundo dos desafios do campo me levaram a ser convidado a assumir entre 2021 e 2022 os cargos de secretário estadual da Agricultura.
3- Quais bandeiras o candidato defende em sua campanha?
Tenho orgulho de ser reconhecido como o Deputado da Agricultura. Conheço com profundidade os desafios que as mulheres e os homens do campo enfrentam e sei como atuar de maneira a melhorar a vida da nossa gente. Outra de tantas ações que logo estarão espalhadas pelo nosso estado é a internet de fibra ótica no meio rural, uma prioridade que consegui concretizar na minha gestão. Da mesma forma, tenho uma atuação dedicada na infraestrutura, tendo coordenado frentes parlamentares que envolvem o nosso Oeste, principalmente no que diz respeito às rodovias. Destinei recursos que ajudaram a fortalecer a nossa malha viária no Oeste e pretendo ampliar esse trabalho unindo forças com o governo estadual e com os nossos prefeitos e vereadores.
4- Como o candidato irá defender a região Oeste do Estado?
Antes de mais nada, por meio do diálogo direto com os municípios e suas lideranças. Através deles, faremos os recursos chegarem ao Oeste de maneiras tão diferentes como, por exemplo, a elaboração de linhas de crédito para a inovação constante, o aporte para melhoria das rodovias, a ampliação do acesso à internet, a valorização do pequeno produtor e o estímulo à permanência dos jovens no campo. O Oeste tem de estar bem representado na Assembleia Legislativa, para alcançar de vez o protagonismo que merece em Santa Catarina.
Deixe seu comentário