Bombeiros de Pinhalzinho participam de treinamento para aprimorar técnicas de salvamento em acidentes de trânsito

Foto: Divulgação


Durante três dias, entre 17 e 19, a cidade de Chapecó recebeu militares e resgatistas de todo o Brasil o Rescue Days 2021. O evento foi organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Foram 13 oficinas simultâneas, em que os profissionais passaram por parte de teoria e parte prática, sempre com a mudança dos carros utilizados no cenário, para que todos tenham condições de realizar as técnicas, fixando o conteúdo aprendido e com a correção dos instrutores.
Todas as palestras foram transmitidas pelo canal oficial do CBMSC no youtube.
"Nós temos uma característica de profissão que não nos permite treinar nas ruas, por isso nós temos que ter ambientes controlados, instrutores totalmente capacitados para ensinar as situações que elevam bastante o estresse dos participantes. O intuito é que se aumente a confiança e a capacidade técnica dos participantes, para a resposta operacional que é ofertada nas ruas", destaca o capitão Bruno Lazarin Koch, um dos envolvidos na organização do evento.

Dados alarmantes de acidentes de trânsito
A motivação do evento é treinar as equipes para o resgate eficaz e ágil, sendo seguro para a vítima e também para os socorristas.

Categorias
As oficinas foram divididas em categorias leve e pesado, ou seja, de acordo com os tamanhos dos veículos utilizados nas instruções. Na categoria leve foram utilizados carros, já na outra foram ônibus e caminhões.
Todos os cenários foram planejados de acordo com um estudo de referências de acidentes reais.

Parcerias

Muitas montadoras de veículos apoiam o evento, além da Receita Federal, que viabiliza as sucatas que serão cortadas durante o Rescue Days.
Alguns veículos, inclusive, são novos, para que os bombeiros aprendam a técnica correta de extração das vítimas e corte, estimulando a troca de informações e o avanço na segurança.
Um exemplo disso é a BMW, montadora instalada em Santa Catarina, que pela segunda edição envia um veículo novo para que as equipes façam os cortes necessários e treinem o resgate.

Simulado

Para encerrar o evento, o último dia foi marcado por um simulado de ocorrência, com múltiplas vítimas, em que foram colocados à prova todos os conhecimentos adquiridos.
A ocorrência desse simulado foi embasada em casos reais.

Participação da 2ª Companhia
Bombeiros dos cinco quartéis que compreendem a 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Pinhalzinho participaram dos dias de treinamento. O grupo salientou que o Rescue Days é muito importante e permite através de treinamentos, aperfeiçoar o conhecimento por parte das guarnições dos novos equipamentos, técnicas, e até tecnologias dos veículos, para os resgates veiculares.




Facebook jornal.png

Rua João Pessoa, 1969 - Sala 003 | Pinhalzinho | 049 3366-3910

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina