Cães auxiliam na reabilitação de alunos da APAE de Pinhalzinho

IMP
Foto: Divulgação

Desde 2014 o CAESP Professora Ivone (APAE de Pinhalzinho) desenvolve um importante trabalho terapêutico que contribui para divertir e estimular os alunos da instituição, com o auxílio de cães.
Brincadeiras, truques, pelos e muito carinho compõe aspectos importantes do projeto, que promove o desenvolvimento das habilidades dos alunos de forma lúdica, com o auxílio dos pets.
As atividades contam com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar formada por quatro psicólogas e uma cinotécnica que atendem as crianças e adolescentes de várias faixas etárias.
A iniciativa é executada graças ao patrocínio do FIA de Pinhalzinho, que por sua vez recebe os recursos através da destinação de recursos de empresas e pessoas físicas do município de Pinhalzinho e região, por meio da declaração do Imposto de Renda. (Sem alterar o valor a pagar ou a receber da Receita Federal, os contribuintes podem destinar uma porcentagem do Imposto de Renda devido para projetos sociais voltados para a promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os recursos são repassados para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, geridos pelos Conselhos Municipais).
A Cinotecnica, Daiane Berte, explica como são realizadas as sessões com os alunos da APAE de Pinhalzinho. "A Cinoterapia ou Terapia Assistida por Cães é uma atividade que utiliza o cão como facilitador no processo terapêutico. Tem por objetivos: estimular a interação social com o cão e para o meio em que está inserido, melhorar o equilíbrio entre outras questões motoras dos educandos através de exercícios que promovam o bem-estar físico. Por meio de atividades lúdicas estimular a fala, expressão de sentimentos, imaginação e autoconhecimento, utilizando o cão como um mediador de todo o processo. Propiciar o desenvolvimento cognitivo, autonomia e independência dos educandos", pontuou.
Ainda de acordo com Daiane Berte, a Cinoterapia suscita resultados a curto e longo prazo. "Melhora na autoestima dos educandos, interação com o animal e o meio em que se encontra, desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras com auxílio do cão, criação e fortalecimento de vínculo com o animal e profissionais envolvidos com a terapia, benefícios na área emocional e fisiológica dos educandos devido ao contato com o cão, reestabelecimento de vínculos em visita ao ambiente escolar, inserção do cão na rotina dos educandos proporcionando segurança e tranquilidade para lidar com suas dificuldades", disse.
Qual é a função da Cinotécnica ou Cinoterapeuta?
Tem a função de adestramento de cães, com o objetivo de desenvolver técnicas que tornarão o animal eficiente nas atividades, sendo o responsável por todos os comandos do cão durante a Cinoterapi, desde a preparação do cão para os atendimentos (banho, escovação, colocação dos equipamentos necessários, etc), condução do animal durante a sessão, bem como dar os comandos para os cães, cuidados dos animais nos finais de semana, feriados e a noite, bem como todos os demais cuidados como a vacinação, banho, cuidados com a saúde do animal, por exemplo.




Facebook jornal.png

Rua João Pessoa, 1969 - Sala 003 | Pinhalzinho | 049 3366-3910

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina