Capacitação inédita em educação especial é estendida para rede particular de ensino

Ascom/Governo do Estado de Santa Catarina
Foto: Divulgação / FCEE

As vagas para o curso Educação Especial no contexto da educação básica: Aspectos teóricos e Metodológicos foram estendidas para professores e profissionais da rede privada de ensino de Santa Catarina, além das redes municipais e da rede regular de ensino do Estado. A capacitação é da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) na modalidade a distância.

Podem participar professores de sala, segundo professores, professor auxiliar, coordenador e supervisor pedagógico e direção de escolas. Em formato 100% on-line, o curso dura dois meses, com início em 28 de abril, carga horária de 80 horas e tutoria permanente. As inscrições devem ser feitas até o dia 18 de abril pelo site www.fcee-sc.net.br.

A formação vai além da abordagem sobre as especificidades do público da Educação Especial, tratando também sobre a política da Educação Especial no estado e sobre o papel social da escola na inclusão da pessoa com deficiência.

O curso foi dimensionado para atender a um público em torno de 5 mil profissionais. A FCEE investe constantemente em capacitação para o aperfeiçoamento de profissionais que atuam com o público da Educação Especial, tanto nas escolas da rede regular de ensino quanto nas instituições parceiras. Pela primeira vez, está sendo ofertada uma capacitação deste nível e com essa abrangência, buscando alcançar os profissionais da educação básica em todos os municípios do estado.

Aprendizagem em módulos

O curso Educação Especial no contexto da educação básica: Aspectos teóricos e Metodológicos é um dos produtos originados da parceria técnico-científica firmada pela FCEE com a Fapeu/UFSC em setembro de 2021. Ele foi desenvolvido em três módulos, organizados de acordo com a trilha de aprendizagem proposta: Política de Educação Especial de Santa Catarina (10h), Papel social da escola, Concepção de ensino e aprendizagem e Ensino Colaborativo (20h) e Especificidades do público da educação especial (50h).

"O curso é totalmente ofertado a distância, por meio de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, espaço em que se desenvolve todo o estudo e ocorrem as interações entre os cursistas e os tutores", explica Giovana Schuelter, analista técnica EAD na Fapeu. Ela destaca que será responsabilidade do cursista acessar o ambiente para realizar o estudo e as atividades obrigatórias, que serão acompanhadas constantemente pelos tutores. "O participante terá à disposição um material didático - em mídia on-line interativa e na versão em PDF, atividades avaliativas e momentos de interação on-line", complementa. Os cursistas que concluírem todas as atividades obrigatórias propostas com o desempenho exigido para a sua conclusão receberão um certificado digital emitido pela FCEE.


Facebook jornal.png

Rua João Pessoa, 1969 - Sala 003 | Pinhalzinho | 049 3366-3910

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina