| OSCs fortalecem parceria com Poder Público e a Sociedade Civil
Cuidado diferenciado é ofertado aos idosos de Pinhalzinho

-
Ascom -
As oficinas são diversas e reúnem muitos participantes
A administração de Pinhalzinho, sempre preocupada com o bem-estar da população, em especial com as pessoas acima de 60 anos de idade, criou o Departamento Municipal da Política da Pessoa Idosa (60+) que oferece várias atividades para os idosos do município e atualmente é referência em toda região Oeste.
Entre os objetivos e responsabilidades, a Política Municipal do Idoso baseia-se em ações para uma melhor qualidade de vida dos idosos, levando em consideração a nova realidade e as perspectivas para o público acima de 60 anos de idade, como uma nova fase de suas vidas.
Segundo a coordenadora da Política Municipal do Idoso, a assistente social Marisa Dalapossa, atualmente são atendidos em torno de 720 idosos nas mais diversas oficinas e atividades oferecidas. Entre as atividades, destacam-se a yoga, leitura, Memória e Autoestima, danças, artesanato, inclusão digital, Cozinha Experimental, culinária, jogos de mesa, canto coral, música, hidroginástica, atividades físicas ao ar livre e Festival da Canção 60+ (FECASMI). O FECASMI está na sua segunda edição em 2022, com inscrições a partir de 08 de setembro no Departamento de Idosos (paroquial) e na Secretaria Municipal de Assistência Social.
Marisa ainda destaca que mensalmente, o número de atendimentos é surpreendente, pois circula um número grande de idosos em todas as atividades e oficinas oferecidas pelo município, deixando livre o acesso a qualquer idoso que reside em Pinhalzinho.
"Todas as atividades ofertadas são públicas e são gratuitas. Entre as oficinas destacadas acima, está a de artesanato que funciona todas as tardes em parceria com a ASR de Pinhalzinho - Casa da Amizade, que desenvolve o projeto chamado Costurando Sonhos, aprovado no Conselho do Idoso que captou recursos do Itaú Social e faz aproveitamento de peças com artigos reutilizados, além de bordados e artes com linhas e tapeçarias. Também são oferecidas aulas de yoga nas terças e quintas feiras de manhã; informática na segunda e quarta-feira de manhã; música, canto e canto coral nas sextas-feiras de manhã; danças de salão nas quartas-feiras à tarde; pilates nas segundas, quartas e sextas feiras pela manhã e terças, quintas e sextas feiras pela parte da tarde; e ainda temos o Projeto Movidoso que traz a Hidroginástica nas dependências do quartel de Corpo de Bombeiros nas terças e quintas-feiras, tanto no período matutino, como vespertino", disse.
Para acessar a matéria completa e ainda saber como as atividades são coordenadas, assine o jornal Imprensa do Povo.
Deixe seu comentário