Dança Catarina 2022 foi um sucesso em Pinhalzinho

O espetáculo emocionou muitas pessoas e pais que prestigiavam
Na quinta feira, dia 15 de setembro, o Dança Catarina reuniu um grande público em Pinhalzinho, trazendo apresentações de várias escolas municipais, estaduais e particulares do município e região, pela etapa mesorregional. O evento foi realizado nas dependências do Centro de Eventos e foi transmitido em tempo real, através das redes sociais do jornal Imprensa do Povo.
O Festival Escolar Dança Catarina é promovido pela Fundação Catarinense de Esportes (FESPORTE), Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado, com apoio da Secretaria Estadual de Educação, das Secretarias de Desenvolvimento Regionais e das prefeituras.
O Dança Catarina é considerado o maior evento de dança escolar do Brasil. Em sua vigésima primeira edição, o festival tem o objetivo de fomentar a dança na escola e salvaguardar a educação integral da criança e do adolescente na construção de sua cidadania.
O festival acompanha uma estrutura física e organizacional impecável.
"Para garantir a beleza dos espetáculos e o profissionalismo, uma mega estrutura com mais de oito toneladas também acompanha a caravana. Palco, iluminação e som de qualidade transformam as apresentações em grandes espetáculos, encantando os quatro cantos de Santa Catarina. Além disso, o Festival é acompanhado por uma banca de jurados qualificados e uma equipe técnica profissional que fica responsável pelas avaliações e organização de todas as etapas competitivas do festival", destaca o portal oficial do evento.
Segundo o diretor de Cultura de Pinhalzinho, Marcus Bettu, o evento começa pela etapa mesorregional e vai até as finais.
"O festival abrange os quatro cantos do Estado de Santa Catarina. O grande objetivo do evento é fomentar a dança nas escolas e salvaguardar a educação nesses espaços. É uma maneira diferente de trabalhar a dança e a educação, de forma coletiva", disse.
A professora de ballet do município, Jessica Kurschner Selle disse que as alunas vêm se preparando desde o mês de abril de 2022.
"Foram resgatadas meninas da mesma escola, porque só estudantes da mesma instituição podem participar do concurso. Em Pinhalzinho, temos a Fundação Municipal de Esportes e Cultura (FMEC) e outras escolas participantes", explicou.
Na oportunidade, o presidente da câmara de vereadores, Antônio Galina enalteceu a 21º edição do Dança Catarina, realizada em Pinhalzinho. Além do sucesso com apresentações belíssimas, Gallina destacou a importância de o município estar sediando uma das etapas do festival, do fomento à dança nas escolas, e do trabalho com crianças e adolescentes.
O evento foi um sucesso e emocionou muitas pessoas e pais que prestigiavam o momento, inclusive autoridades e organizadores do evento. Para saber mais sobre o festival, fique ligado nas redes sociais do jornal Imprensa do Povo.
Você sabia que a EEB José Marcolino Eckert é a escola que participou mais vezes do evento em Pinhalzinho?
Com o objetivo de proporcionar vivência da dança no âmbito escolar, estabelecendo limites, usando movimentos e estruturando a personalidade e socialização, a EEB José Marcolino Eckert sempre participa desse festival, que é considerado um dos maiores do Brasil.
"Desde sempre nossa escola buscou novas formas de conhecimento, de instigar o educando e proporcionar ao mesmo, o seu destaque no festival. A Marcolino é a escola que mais participou do Dança Catarina, que antes era conhecido como Festival Mário de Andrade, trazendo ao município os primeiros, segundos e terceiros lugares", disse a professora e coreógrafa Maria de Fátima.
A escola teve o privilégio de ir em 2012 ao teatro Bolshoi, para representar a região em dança popular, com a coreografia Tarantella Italiana.
"Agradeço a direção, assessores e professores, que sempre nos apoiaram e incentivaram para que pudéssemos trazer excelentes resultados", completou Maria de Fátima.
Deixe seu comentário