Especial

Diagnose: Precisão e agilidade no diagnóstico

Imprensa do Povo
Foto: Divulgação


Tempo é vida. Com toda a certeza você já se deparou com essa afirmação ao longo dos anos. A premissa faz sentido para muitas áreas do nosso cotidiano, e ainda mais quando estamos tratando sobre assuntos relacionados à saúde.

Como exemplo, podemos citar o Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença de grande prevalência e importante causa de mortalidade, cujo diagnóstico precoce é determinante para instituir o tratamento de urgência que poderá salvar vidas e minimizar eventuais sequelas permanentes e incapacitantes.

Em linhas gerais, o diagnóstico preciso é o primeiro passo para o sucesso no tratamento de qualquer doença. Nesse contexto, os exames de imagem vem assumindo grande relevância na medicina, muitas vezes fornecendo as informações decisivas que orientam as condutas médicas e também permitindo monitorar a eficácia das condutas terapêuticas.
Desde junho, com a inauguração da Diagnose Medicina Diagnóstica na Avenida Belém, 1830 em Pinhalzinho, exames de Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Densitometria Óssea já podem ser realizados no município, além de Ultrassonografia Geral e com Doppler, Raio-X e Mamografia.

A Clínica Diagnose traz uma alternativa importante para os cuidados de saúde da população do município, que até então dependia de deslocamentos para cidades vizinhas ou até mesmo para a capital para realização dos exames de imagem mais complexos.

Há também benefícios para toda comunidade médica da região, agilizando a marcação de exames e facilitando a troca de informações com os médicos radiologistas, bem como disponibilizando estes exames em âmbito local para os pacientes internados no Hospital Beneficente de Pinhalzinho, reduzindo sobremaneira os custos econômicos e riscos envolvidos no transporte de ambulância para outras cidades.

Nilton Arnecke, responsável pela coordenação administrativa da Diagnose, pondera sobre a clínica. "Esse é um projeto que foi idealizado por alguns pioneiros da região, que sonhavam com Pinhalzinho sendo um centro inclusive na área da saúde, cito o nome do Darci Fiorini, que foi um dos idealizadores. O projeto inicial tinha uma ideia de atendimento regional pela demanda. Nós temos um polo industrial forte, um comércio bem diversificado e falando sobre as empresas, havia essa necessidade de um local especializado que pudesse fazer os acompanhamentos dos colaboradores. Muitas vezes o pessoal tinha que se deslocar até Chapecó para fazer um exame, perder meio período, ou um dia todo. Agora com a Diagnose em Pinhalzinho, as pessoas conseguem vir fazer os exames com qualidade e agilidade e mais perto de suas casas."

A clínica conta com uma estrutura nova e moderna, dispondo de ambientes aconchegantes e salas com privacidade e conforto, projetadas para a melhor experiência dos pacientes durante a realização de exames, considerando que muitos estão fragilizados fisicamente pelos sintomas e também carregando grande ansiedade e expectativas.
Hoje na Diagnose, mesmo os exames de Raio-X e Mamografia já são realizados com tecnologia digitalizada que oferece melhor de resolução das imagens e rapidez na execução. O equipamento de Ultrassom é de última geração, ampliando a capacidade diagnóstica deste método, sendo também disponibilizados estudos com Doppler que permitem avaliar com precisão a circulação em diversos órgãos e nos vasos sanguíneos.

Também existe na clínica, o equipamento de Densitometria Óssea, que possibilita o diagnóstico da temida osteoporose, bem como outras avaliações da composição corporal, úteis inclusive na avaliação física de esportistas e também de pessoas que estão iniciando atividades físicas. O exame permite identificar a massa óssea, muscular e gordurosa e, desta maneira, fornecer diretrizes para o planejamento de atividades físicas e treinamentos intensivos. Além de identificar os índices de massa corporal, o exame ainda é capaz de apontar em que partes do corpo há maior concentração de gordura, facilitando a aplicação de exercícios localizados e focados em dados objetivos.

Os exames de Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada estão entre os principais diferenciais da Diagnose. "Fazia muita falta para Pinhalzinho, precisava esse tipo de atendimento, hoje a gente tem uma demanda muito grande desses exames. Mas para realizar esses exames nós não contamos apenas com equipamentos de ponta, mas também com uma equipe treinada, com grande experiência na área, com uma qualidade técnica de atendimento aos pacientes que buscam pelos serviços. Nós temos uma equipe de laudos muito competente em cada especialidade", pontuou Nilton Arnecke.

O projeto vem atender uma carência da região, apontada através de um estudo de viabilidade com médicos, secretários de Saúde e empresários e contribuiu para a materialização da ideia de tornar Pinhalzinho um pólo microrregional na área da saúde.

Além de parcerias com as secretarias de saúde dos municípios da região, a clínica também atende diversos convênios e pacientes particulares, oferecendo grande comodidade e flexibilidade de horários para a realização dos exames, explica o coordenador administrativo. " A nossa ideia é credenciar todos os convênios que trabalham na região. Todo tipo de convênio, independentemente do número de pessoas que utilizem dele, pretendemos credenciar. Temos uma parceria muito boa com a ACIP também, que fornece descontos para os associados. As clinicas de medicina de trabalho, também são nossas parceiras, já que eles precisam realizar exames periódicos, existe uma demanda para isso. Também existem parcerias com hospitais da região.

Campanha Outubro Rosa
Nesse mês de outubro, a Diagnose está realizando uma promoção exclusiva que oferece descontos, para as pacientes que procurarem a clínica para realização dos exames de detecção do câncer de mama.

Uma maneira de incentivar as mulheres, ao cuidado preventivo, que passa pela atenção diária ao corpo.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 28% dos casos novos anualmente. No decorrer dos últimos anos, vem se notando avanços nas tecnologias para a obtenção das imagens, sendo que a mamografia e ultrassonografia, são citadas por desempenhar um papel central na detecção precoce. O rastreamento do câncer é imprescindível, pois quanto mais rápido for o diagnóstico maior será a possibilidade de cura.

Depoimento profissional

Para o Médico Radiologista, Vicente Restelli, que integra a equipe de profissionais da Diagnose, o grande beneficiado com a implementação do projeto em Pinhalzinho será a população local, que hoje dispõe de uma clínica especializada em exames de imagem mais perto de casa. "A clínica hoje conta com uma estrutura de grandes centros. Um aparelho de ressonância de alto campo, capaz de realizar praticamente todos os exames solicitados pelos especialistas. Tomografia com múltiplos detectores que obtém imagens com alto grau de detalhamento, além de modernos aparelhos de radiologia convencional. A medicina hoje está muito mais dependente dessas tecnologias, sendo de auxílio fundamental para corroborar hipóteses diagnósticas baseadas no exame clínico dos pacientes e também na avaliação da eficácia dos tratamentos e acompanhamento de doenças crônicas".




Facebook jornal.png

Rua João Pessoa, 1969 - Sala 003 | Pinhalzinho | 049 3366-3910

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina