logo RCN

Dirceu Dresch: candidato à deputado estadual

Rodada de entrevistas de candidatos a estadual e federal quem são destaques em Pinhalzinho e região

O Jornal Imprensa do Povo, principal veículo de comunicação impressa de Pinhalzinho e região, há mais de 20 anos acompanha o dia a dia da região Oeste catarinense e sempre muito preocupado com seu desenvolvimento social e econômico, trás a seus leitores nesta semana entrevistas com os principais candidatos a deputados estaduais e federais mais envolvidos com a região, candidatos estes que foram contatados pela equipe IMP, tendo quatro perguntas para responder, se apresentando e direcionando suas bandeiras de trabalho,

Todos detinham o mesmo espaço de texto, 3.500 caracteres com espaçamento, como limite máximo de texto, cada qual utilizando os da melhor forma possível.

Os textos não foram editados pela equipe do semanário, cada texto foi repassado pela assessoria do candidato. O Jornal Imprensa do Povo ainda tentou contato com mais candidatos estes que não retornaram com suas respostas, assim neste modo não terão outra oportunidade como os que estão nesta edição, o jornal trás esta visibilidade para reforçar o comprometimento com a região e com candidatos dos mais variados partidos, sempre em nome de uma eleição limpa e de bom caráter de todos candidatos.


1- Quem é e como se define o candidato?


Sou Agricultor Familiar, pai de 03 mulheres e morador da Linha Bonito - Saudades. Comecei minha jornada política na Pastorais da Igreja Católica. Tornei-me uma das principais lideranças sindicais na agricultura familiar do Sul do Brasil, lutando por políticas públicas aos nossos agricultores(as). Entre as lutas que mais me marcaram foram pela aposentadoria, o salário maternidade, o crédito com juro baixo e seguro e a Política de Habitação. Mas são infinitas as lutas e conquistas que já participei junto com os trabalhadores do campo e da cidade. Sou sempre lembrado pela presença forte nos municípios. Sou progressista, sempre vinculado a movimentos populares e sindicais de esquerda.


2- Quais as experiências políticas do candidato?


São mais de 40 anos de vida dedicados aos Movimentos Populares e Sindicais do campo e da cidade, como dirigente. Tenho 03 mandatos muito atuantes de Deputado Estadual; todos eles marcados por sempre estar do lado da Classe Trabalhadora.


3- Quais bandeiras o candidato defende em sua campanha?


Minha pauta prioritária é a defesa dos trabalhadores(as) do campo e da cidade. Sou agricultor e acredito na Agricultura como um espaço de produção de alimentos para a humanidade, mas tem que trazer qualidade de vida e renda pra os Agricultores. Portanto, a Agricultura continua sendo minha bandeira prioritária. Defendo o Estado forte com políticas públicas que atendam os anseios e necessidades da população que paga impostos, que faz esse estado crescer. Acredito no Serviço Público como a forma de garantir igualdade ao nosso povo, por isso estarei sempre defendendo o Serviço e os Servidores Públicos. Tenho convicção de que a Saúde deve ser de qualidade e acessível a todos, por isso estarei vigilante ao Fortalecimento do SUS e quero fomentar o debate sobre a acessibilidade de todos(as) às PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde), que já são reconhecidas pelo SUS. Acredito na Juventude do campo e da Cidade pra transformar o mundo e por isso defendo que todos devem ter acesso à Educação de Qualidade desde o Ensino Infantil até o nível Superior.


4- Como o candidato irá defender a região Oeste do Estado?


Continuarei minha luta para o fortalecimento dos pequenos e médios municípios, agora com a possibilidade de destinar emendas parlamentares impositivas, mecanismo que não existia em meus mandatos anteriores. É preciso garantir infraestrutura. E isso inclui a melhoria das rodovias, avançar nos projetos da ferrovia ligando o Oeste ao Litoral, e também garantir maior qualidade nas estradas rurais. É urgente garantir alternativas para diminuir o custo de produção na agricultura e cuidar da saúde de quem produz e de quem consome. Por isso, é preciso investir nas experiências de Sistema de Plantio Direto de Hortaliças, grãos e frutas, bem como avançar na questão de produção de sementes de qualidade e com custo menor. A cadeia leiteira precisa de políticas públicas articuladas de redução de custos e de comercialização, garantindo assim renda para as famílias. O Estado precisa criar o Fundo Especial para a Cadeia do Leite e o Selo Social da produção do leite e nós vamos cobrar isso. Em relação à Educação, queremos mais campus da UFFS e da Udesc na região, com ampliação de cursos, bem como a instalação de mais campus de Institutos Federais, para que os jovens tenham alternativa de formação. Queremos garantir que os municípios da nossa região cresçam, e a gente faz isso investindo no que impulsiona a economia. E tudo sem esquecer dos pilares que mantem o povo de pé, trabalhando, feliz e saudável que é a Saúde, Educação e segurança.


Rosi Maldaner: candidata à deputada estadual Anterior

Rosi Maldaner: candidata à deputada estadual

Caroline Detoni: candidata à deputada federal Próximo

Caroline Detoni: candidata à deputada federal

Deixe seu comentário