logo RCN

Em caso raro, gestação de ovelha surpreende pelo número de filhotes em SC

  • Arquivo pessoal/Divulgação/ND+ -

Plantel é de Concórdia no Oeste do Estado; ovelha chama a atenção pela prolificidade

Uma ovelha surpreendeu o proprietário devido ao número de filhotes em uma só gestação. Pintadona, como é chamada, chocou a família Ruppenthal que mora na linha Tiradentes, no interior de Concórdia, no Oeste de Santa Catarina. 

Isso porque, depois de três vezes seguidas dar à luz trigêmeos, a última gestação foi de quadrigêmeos. O caso é considerado raro por especialistas e ocorre em menos de 1% dos ovinos.

O proprietário Tiago Eloi Ruppenthal conta que foi pego de surpresa. "Meu sogro viu que ela estava em parto e me chamou. Quando cheguei lá tinha quatro filhotes. Até olhei próximo se não tinha nenhuma outra ovelha que pudesse ter parido, mas vi que realmente eram os quatro dela".

Os filhotes nasceram saudáveis, apesar de um pouco menores que o normal em decorrência da quantidade de animais. Em pouco mais de 30 dias de nascidos os filhotes estão bem e serelepes. A única diferença é que a mãe recebe mais ração que as ovelhas do pasto para conseguir fornecer leite aos quatro.

Para ele, o mais importante é que os animais venham com saúde, se desenvolvam bem, principalmente na questão sanitária. "Nós queremos aumentar o plantel, que hoje é de 25 ovelhas, mas estamos surpresos porque está crescendo rápido demais", brinca o proprietário.

Gestações múltiplas

O professor de genética José Francisco Manta Bragança explica que o mais comum são gestações de dois filhotes, mas a prolificidade está ligada a taxa de ovulação da ovelha. "Ela vai liberar um, dois, três, quatro óvulos no seu ciclo e é isso que vai determinar as gestações múltiplas. Deixando claro que é a fêmea que determina isso, não o macho."

Além da ovulação, o professor cita que a questão da nutrição, principalmente no período de pré-acasalamento, pode favorecer gestações múltiplas.

Santa Catarina confirma 14 novos casos de varíola dos macacos Anterior

Santa Catarina confirma 14 novos casos de varíola dos macacos

Só 5% das vítimas com mais de 50 anos da Covid-19 tomaram dose de reforço da vacina Próximo

Só 5% das vítimas com mais de 50 anos da Covid-19 tomaram dose de reforço da vacina

Deixe seu comentário