| Festa da Alegria anima idosos de Sul Brasil com Carnaval de confraternização e música ao vivo
Espetáculo sobre Malala vai circular por seis cidades do Oeste catarinense

Escolas de Pinhalzinho, Quilombo, Santiago do Sul, Chapecó, Concórdia e Presidente Castello Branco receberão a peça gratuita entre os dias 23 a 31 de maio
A primeira etapa da circulação do espetáculo para infância "A sua voz - Uma peça sobre Malala" passará por seis cidades do Oeste catarinense neste mês de maio. Promovida pelo Coletivo Mar Cultural (Florianópolis/SC) com patrocínio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Celesc, a iniciativa contemplará oito escolas da região com apresentações gratuitas da peça. A circulação inicia no dia 23 de maio, em Pinhalzinho, e segue pelas cidades de Quilombo, Santiago do Sul, Chapecó, Concórdia e Presidente Castello Branco até o dia 31.
Com direção de Maria Amélia Gimmler e atuação de Raquel Stüpp, o espetáculo "A sua voz - Uma peça sobre Malala" conta a história da vida da corajosa menina paquistanesa Malala e convida o público a refletir sobre o direito à educação para todos e todas. A peça, que tem classificação livre e duração de 35 minutos, será apresentada para crianças de 6 a 12 anos e seus professores.
O objetivo é fazer com que a história da ativista paquistanesa Malala Yousafzai inspire mais crianças e promova uma reflexão sobre a importância da educação e da equidade.
É uma oportunidade incrível e uma alegria poder viajar com essa peça e contar essa história pra tantas crianças, de lugares tão distintos. Estamos numa grande expectativa para esses encontros com o público das escolas, depois de 2 anos sem essas atividades presenciais. E também ansiosas com o retorno das crianças sobre o espetáculo, que é sempre imediato, sincero e muitas vezes surpreendente", ressalta a atriz Raquel Stüpp.
Além destas apresentações, serão realizadas quatro oficinas-contadoras de história em creches de Quilombo e Presidente Castello Branco, como contrapartida cultural. O público-alvo destas atividades são professores e crianças de 3 a 5 anos, como forma de potencializar a abrangência do projeto e a formação de plateia infantil desde a mais tenra idade, além de inspirar e instrumentalizar os docentes para desdobrarem a atividade de contação de história em sala de aula.
Projeto leva arte e cultura para além dos grandes centros
O projeto de circulação do espetáculo para infância "A sua voz - Uma peça sobre Malala" é aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Celesc e Fort Atacadista. A realização é do Coletivo Mar Cultural, Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo.
"A lei federal e o patrocínio cultural que viabilizaram esta iniciativa são fundamentais para difundir os valores de democratização e descentralização do acesso à arte e à cultura. O incentivo também nos permitirá levar o teatro e as oficinas culturais para escolas e creches públicas, de forma totalmente gratuita, podendo ir além das regiões dos grandes centros", destaca Marina Monteiro, uma das coordenadoras do projeto.
A segunda etapa do projeto, prevista para junho, circulará com o espetáculo pelas cidades de Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú, São José, Florianópolis e Palhoça.
"É uma satisfação poder contribuir para levar cada vez mais arte, conhecimento e entretenimento para nossas crianças e jovens. Os projetos patrocinados pela Celesc estão impulsionando o desenvolvimento cultural nas diversas regiões do estado. Reflexão e educação para todos! Que venham mais iniciativas para inspirar e motivar nossos catarinenses", destaca Cleicio Poleto Martins, presidente da Celesc, uma das patrocinadoras do projeto.
Mais informações sobre a programação podem ser conferidas pelo Instagram @coletivomarcultural e @asuavozmalala.
Sobre o espetáculo
"A sua voz - uma peça sobre Malala" estreou em setembro de 2019 em formato de espetáculo solo, realizando apresentações em escolas e teatros. Com a chegada da pandemia e a agenda do trabalho cancelada, a atriz Raquel Stüpp e a diretora Maria Amélia Gimmler trabalharam juntas para criar uma versão audiovisual do espetáculo. Neste formato, foram realizadas diversas apresentações em 2020 e 2021, em escolas, festivais e eventos. Em 2022, com a retomada dos espetáculos presenciais, a peça circulará por 12 cidades de Santa Catarina nos meses de maio e junho.
Confira a programação da primeira etapa do projeto:
Dia 23 de maio - 2ª feira
Município: Pinhalzinho
Escola Municipal José Theobaldo Utzig
Escola Municipal Dom José
Dia 24 de maio - 3ª feira
Município: Quilombo
Escola Municipal Branca de Neve
CEIM Branca de Neve (oficinas)
Dia 25 de maio - 4ª feira
Município: Santiago do Sul
Escola Municipal Pequeno Cidadã
Dia 26 de maio - 5ª feira
Município: Chapecó
E.E.B. Bom Pastor
Dia 30 de maio - 2ª feira
Município: Concórdia
E.E.B. Deodoro
Dia 31 de maio - 3ª feira
Município: Presidente Castello Branco
Escola Municipal Taquaral
CMEI Acalanto (oficinas)
Assessoria de imprensa
Karoline Gonçalves - (47) 9 9914-7396
Maikeli Alves - (47) 9 9659-5068
Fotos em alta e web:
Fotos de Bruno Ropelato (ALTA E WEB) e Manuela D´eça (WEB):
https://drive.google.com/drive/folders/18PQs4zk61AUZfCYgyiTdyZPv0QyEYlCf?usp=sharing
Fotos de Manuela d´Eça (ALTA):
https://drive.google.com/drive/folders/1TqUfQmlNbg2kRJYlzAzDrBHZCfTOoDDr?usp=sharing
Fotos de Nathállia Lorax:
https://drive.google.com/drive/folders/1-NBWz7yNFX0mOn2FZXQN3pbWu_TmLud0
Link para material do projeto:
https://drive.google.com/drive/folders/1aVibiG6CU-OIE0ZTfaMt_VkSGkUEzxlO?usp=sharing
Deixe seu comentário