logo RCN

Fabiano da Luz: candidato à deputado estadual

Rodada de entrevistas de candidatos a estadual e federal quem são destaques em Pinhalzinho e região

O Jornal Imprensa do Povo, principal veículo de comunicação impressa de Pinhalzinho e região, há mais de 20 anos acompanha o dia a dia da região Oeste catarinense e sempre muito preocupado com seu desenvolvimento social e econômico, trás a seus leitores nesta semana entrevistas com os principais candidatos a deputados estaduais e federais mais envolvidos com a região, candidatos estes que foram contatados pela equipe IMP, tendo quatro perguntas para responder, se apresentando e direcionando suas bandeiras de trabalho,

Todos detinham o mesmo espaço de texto, 3.500 caracteres com espaçamento, como limite máximo de texto, cada qual utilizando os da melhor forma possível.

Os textos não foram editados pela equipe do semanário, cada texto foi repassado pela assessoria do candidato. O Jornal Imprensa do Povo ainda tentou contato com mais candidatos estes que não retornaram com suas respostas, assim neste modo não terão outra oportunidade como os que estão nesta edição, o jornal trás esta visibilidade para reforçar o comprometimento com a região e com candidatos dos mais variados partidos, sempre em nome de uma eleição limpa e de bom caráter de todos candidatos.

1 - Quem é e como se define o candidato?

Fabiano da Luz, tenho 48 anos, sou graduado em Administração e pós-graduado em Gestão Pública. Sou radialista e tradicionalista, casado com Cristiana da Luz e pai de quatro filhos. Minha trajetória é marcada por muito esforço e respeito e tenho como característica a simplicidade. Meu trabalho é guiado por honra e gratidão às minhas raízes, às pessoas simples e busco um estado mais justo pra todos, principalmente para quem mais precisa. Acredito que a política se constrói com participação popular. Sou humano, determinado e mantenho o compromisso firme em defesa da democracia, mas ainda há muito por fazer por este povo catarinense.

2 - Quais as experiências políticas do candidato?

Fui vereador (2004 a 2008) e duas vezes prefeito de Pinhalzinho (2009 a 2016). Em 2018 fui eleito deputado estadual e, em 2019 escolhido líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa (Alesc), onde permaneço até o final do mandato, janeiro de 2023. Enquanto deputado, propus a criação da Bancada do Oeste e, em 2020, fui designado líder desta Bancada. Sugeri ao governado do Estado a criação de Consórcios Intermunicipais de Usina de Asfalto, idealizado quando fui prefeito em Pinhalzinho e hoje uma realidade em regiões como a de Abelardo Luz e São Miguel do Oeste.

Participo ativamente de oito Comissões Permanentes na Alesc, sou membro de várias Frentes e Fóruns Parlamentares. Aprovei importantes projetos que hoje são Leis em SC como: a Política Estadual da Agroecologia e Produção Orgânica; a Política Estadual para a População Migrante (primeira no Brasil); a que estabeleceu normas para evitar a propagação de doenças transmitidas por vetores da febre amarela e dengue; a que isentou o ICMS para aquisição do medicamento Zolgensma no combate à Atrofia Muscular Espinhal (AME); - a que instituiu o "Projeto de Prevenção da Violência Doméstica como Estratégia de Saúde da Família", entre outros.

3 - Quais bandeiras o candidato defende em sua campanha?

Renovo meu compromisso em defesa das pessoas, principalmente das que precisam de um olhar mais humano e comprometido e com aquilo que muda suas vidas para melhor. Vamos dar continuidade às políticas propostas para o estado, como a de segurança e soberania alimentar e nutricional para o combate à fome e à miséria e de Apoio aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Também vamos construir um mandato 100% municipalista; apoiar políticas de fomento e estruturação da Agricultura Familiar; ampliar o atendimento de Alta Complexidade na Saúde, lutar para o fornecimento do Zolgensma no SUS; batalhar pela Inclusão Social e o fortalecimento das Empresas Públicas e atuar na busca de mais investimentos em Infraestrutura.

4 - Como o candidato irá defender a região Oeste do Estado?

Vou defender a continuidade e o fortalecimento da Bancada do Oeste na Alesc, importante instrumento de defesa da região que uniu os deputados na busca de soluções para problemas comuns, como o combate à estiagem, gargalos na infraestrutura, demandas da agricultura, entre outros.

Queremos que o enfrentamento às estiagens no Oeste seja uma política permanente e preventiva. Vamos trabalhar para fortalecer empresas públicas, como Epagri, Cidasc e Celesc, como órgãos articulados para o desenvolvimento de ações estratégicas e regionalizadas. Não vamos poupar esforços no sentido de contribuir para a conclusão das obras rodoviárias que se encontram em andamento no Oeste, sejam elas estaduais ou federais.


Dejair Teixeira: candidado à deputado estadual Anterior

Dejair Teixeira: candidado à deputado estadual

Mauro de Nadal: candidato à deputado federal Próximo

Mauro de Nadal: candidato à deputado federal

Deixe seu comentário