Jay Nicaretta: candidata à deputada federal

Rodada de entrevistas de candidatos a estadual e federal quem são destaques em Pinhalzinho e região
O Jornal Imprensa do Povo, principal veículo de comunicação impressa de Pinhalzinho e região, há mais de 20 anos acompanha o dia a dia da região Oeste catarinense e sempre muito preocupado com seu desenvolvimento social e econômico, trás a seus leitores nesta semana entrevistas com os principais candidatos a deputados estaduais e federais mais envolvidos com a região, candidatos estes que foram contatados pela equipe IMP, tendo quatro perguntas para responder, se apresentando e direcionando suas bandeiras de trabalho,
Todos detinham o mesmo espaço de texto, 3.500 caracteres com espaçamento, como limite máximo de texto, cada qual utilizando os da melhor forma possível.
Os textos não foram editados pela equipe do semanário, cada texto foi repassado pela assessoria do candidato. O Jornal Imprensa do Povo ainda tentou contato com mais candidatos estes que não retornaram com suas respostas, assim neste modo não terão outra oportunidade como os que estão nesta edição, o jornal trás esta visibilidade para reforçar o comprometimento com a região e com candidatos dos mais variados partidos, sempre em nome de uma eleição limpa e de bom caráter de todos candidatos.
1- Quem é e como se define o candidato?
Jayana Nicaretta da Silva, nascida em Quilombo, cresceu em União do Oeste onde foi vereadora com 17 anos. Atualmente reside em Chapecó. Sempre participou do universo político, uma vez que seu pai foi prefeito por um mandato e vereador por dois mandatos em União. Desde muito nova, ainda na Escola com o Grêmio Estudantil, realizou quando eleita a troca de ventiladores e bebedouros do espaço, possibilitando melhor qualidade de ensino e permanência no ambiente escolar. Se define como mulher forte, determinada e sempre pronta a ajudar o próximo. Mantém consigo valores cristãos como família, ética/moral e os bons costumes.
2- Quais as experiências políticas do candidato?
Com 17 anos foi eleita a vereadora mais jovem de Santa Catarina, em 2012. Após se formar em Pelotas/RS, como Engenheira de Petróleo pela Universidade Federal, em 2018 foi convidada pelo Presidente Bolsonaro e a então Ministra Damares para governar a Secretaria Nacional da Juventude, onde ficou de 2019 a 2020. Em 2021 compôs a equipe do Deputado Ricardo Barros, líder do Governo na Câmara Federal, onde ficou até este ano quando se licenciou para disputar a eleição a Deputada Federal. Seu anseio e determinação pelo cenário político federal se deu ainda em 2021, quando colocou seu nome a disposição para uma das vagas do PP.
3- Quais bandeiras o candidato defende em sua campanha?
Tecnologia e inovação: novas oportunidades no mercado de trabalho, principalmente aos jovens, através de qualificação. Agricultura: melhora da condição de vida no campo, para que principalmente o jovem queira permanecer na propriedade, além de novas e melhores opções de crédito para o agricultor. Infraestrutura: manutenção periódica das estradas e rodovias federais e estaduais, através do uso correto das verbas para o setor. Privatização: privatizar estatais e garantir a livre concorrência, além de desinchar a máquina pública que detém hoje um grande cabide de empregos ineficientes. Porte de armas: para todas as pessoas que não possuam antecedentes criminais, afim de garantir mais segurança a elas e suas famílias. Menor aprendiz: redução de 14 para 12 anos e ampliação dos afazeres deste menor, afim de melhorar sua qualificação e preparar, de fato, para o mercado profissional. Máquina pública: menos privilégio a políticos e funcionários públicos de todas as categorias, incentivando assim a eficiência no trabalho e ao amor pelo mesmo.
4- Como o candidato irá defender a região Oeste do Estado?
O Oeste catarinense é exemplo de trabalho e progresso, porém suas riquezas naturais não são preservadas e incentivadas com o devido valor. Sendo assim, propõe um novo olhar para o Estado, revendo políticas que estão paradas no tempo e ouvindo o Oestino em suas demandas e necessidades. "Precisamos preservar potenciais que são regionais, mas que refletem em todo o país". Por conhecer bem a realidade da região, se compromete a estar junto da população regional para, acima de tudo, buscar melhores condições de tráfego nas rodovias, menos filas na saúde, impostos devidamente tributados na cidade de origem do bem, enfim, mais valorização, igualdade e liberdade para todos.
Deixe seu comentário