logo RCN

Mauro de Nadal: candidato à deputado federal

Rodada de entrevistas de candidatos a estadual e federal quem são destaques em Pinhalzinho e região

O Jornal Imprensa do Povo, principal veículo de comunicação impressa de Pinhalzinho e região, há mais de 20 anos acompanha o dia a dia da região Oeste catarinense e sempre muito preocupado com seu desenvolvimento social e econômico, trás a seus leitores nesta semana entrevistas com os principais candidatos a deputados estaduais e federais mais envolvidos com a região, candidatos estes que foram contatados pela equipe IMP, tendo quatro perguntas para responder, se apresentando e direcionando suas bandeiras de trabalho,

Todos detinham o mesmo espaço de texto, 3.500 caracteres com espaçamento, como limite máximo de texto, cada qual utilizando os da melhor forma possível.

Os textos não foram editados pela equipe do semanário, cada texto foi repassado pela assessoria do candidato. O Jornal Imprensa do Povo ainda tentou contato com mais candidatos estes que não retornaram com suas respostas, assim neste modo não terão outra oportunidade como os que estão nesta edição, o jornal trás esta visibilidade para reforçar o comprometimento com a região e com candidatos dos mais variados partidos, sempre em nome de uma eleição limpa e de bom caráter de todos candidatos.


1- Quem é e como se define o candidato?


Olha, uma resposta complexa, prefiro que as pessoas digam como sou. Vou esperar o comentário lá nas nossas redes sociais @eucurtomaurodenadal, no Facebook e @maurodenadal no Instagram.

Posso afirmar que sou um lutador da nossa região. Meu lema é trabalho e presença e assim tenho feito durante o meu mandato. Estar presente e trabalhar. Conhecer a realidade e lutar pelo Extremo Oeste.


2- Quais as experiências políticas do candidato?


A minha vida política iniciou aos 27 anos quando fui eleito pela primeira vez prefeito da minha cidade Cunha Porã, a qual vivo até hoje. Meu primeiro mandato foi em 2001 a 2004, sendo reeleito para estar à frente da prefeitura nos anos de 2005 a 2008. Fui Secretário de Desenvolvimento Regional de Palmitos, e no ano de 2011 assumi uma cadeira no Parlamento Catarinense.

Já na Alesc, presidi a Comissão de Constituição e Justiça por três anos, fui líder do MDB, fui vice-presidente da Alesc por dois anos. Em 2021, fui eleito por unanimidade no Parlamento para ser presidente da Casa. Em novembro do mesmo ano, assumi por 8 dias o Governo de Santa Catarina. E em fevereiro de 2022, renunciei o cargo de presidente da Alesc para oportunizar ao meu colega deputado Moacir Sopelsa encerrar sua carreira na vida política como presidente da Assembleia Legislativa.


3- Quais bandeiras o candidato defende em sua campanha?


Por viver no Extremo Oeste, sendo que vou à Capital na segunda-feira e retorno na quinta-feira. Estou toda semana presente nos municípios, conheço as demandas da região. Trabalhamos nas pautas do agronegócio, como por exemplo, o trabalho junto ao Governo para manter a alíquota zero para defensivos agrícolas e a redução do ICMS do leite da farinha de trigo. Também destinamos, quando estive à frente da Alesc, R$ 50 milhões para o enfrentamento da estiagem (recursos economizados durante minha gestão e doados ao governo do Estado).

A saúde também é uma bandeira que trabalho amplamente. Sou defensor de que a região tenha atendimento em alta e médica complexidade, para que não haja mais necessidade do deslocamento para outros centros para um tratamento. Lutamos e conquistamos o tratamento oncológico para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, e estamos trabalhando para a ampliação deste mesmo hospital, além de buscar a implantação da hemodiálise em Maravilha.

A infraestrutura da região teve nossa atenção com a execução de obras que eram sonhadas há anos. Trabalhamos em parceria com o Governo do Estado para investir recursos estaduais em obras federais, como a BR163 e a BR470, além do elevado no entroncamento da BR282 com a BR158, a qual será executada pelo município de Maravilha. A revitalização da SC 160, que liga Pinhalzinho a Bom Jesus do Oeste, já teve a licitação concluída e logo iniciará o processo de revitalização. Também uma obra que contou com a nossa luta.


4- Como o candidato irá defender a região Oeste do Estado?


O trabalho para defender a região inicia em conhecer a realidade de cada cidade. Por isso, sou um deputado de mandato e não de eleição. Semanalmente, de quinta a domingo, visito de 10 a 15 municípios, conversando com as pessoas, ouvindo o que é prioridade e trabalhando para que as ações sejam executadas. Nosso gabinete é diferente, digo sempre que a tramela fica pelo de fora. Sempre fui defensor do extremo oeste, o braço forte de Santa Catarina e seguirei batalhando, cobrando, e ajudando a melhorar ainda mais a nossa região.


Fabiano da Luz: candidato à deputado estadual Anterior

Fabiano da Luz: candidato à deputado estadual

Marcos Vieira: candidato à deputado estadual Próximo

Marcos Vieira: candidato à deputado estadual

Deixe seu comentário