logo RCN

O outono chegou e a rinite também

Médica explica porque as alergias sempre se intensificam com a chegada das estações mais frias

Doenças como a rinite, asma e sinusite, tornam-se muito comuns nesta época do ano. Os sintomas mais comuns caracterizam-se pelo inchaço da mucosa, coriza, espirros, coceira na garganta, nariz e olhos e obstrução nasal, que são corroborados por ácaros presentes na poeira, pólen e fungos, além da urina e saliva de animais. O outono manifesta ar seco e frio, que age como um irritante nas vias respiratórias. Essa manifestação desencadeia vários outros sintomas, sendo bem comum a famosa congestão nasal. Entretanto, evidencia-se que a população tem vários questionamentos em relação as causas, riscos e até mesmo, ao uso de descongestionantes.

 De acordo com a especialista em clínica médica, a pinhalense Karize Aimi, a congestão nasal ocorre por um processo inflamatório dos tecidos que cobrem a cavidade e dilatam os vasos sanguíneos, causando um estreitamento dos condutos nasais e dificultando a passagem de ar. "Isso se dá por diferentes causas, como a irritação ou infecção dos tecidos nos quadros de rinite, resfriados, gripes e alergias. Existem fatores que favorecem esse processo, como o contato com alérgenos, corpo estranho na cavidade, estresse, asma, sinusite crônica, desvio de septo e pólipo", diz.

 A doutora ressaltou que a congestão nasal é um sintoma leve que não gera preocupação, "mas se estiver acompanhado de outros sintomas como febre, dor e/ou inchaço na região da face, cefaleia, secreção amarelada, esverdeada ou com sangue, faz-se necessário uma avaliação medica".



Para acessar a matéria completa, assine o Jornal Imprensa do Povo.

Pavimentação da SC-108 e defesa da internação involuntária destacam sessão Anterior

Pavimentação da SC-108 e defesa da internação involuntária destacam sessão

Governador participa da noite de premiação Prefeito Empreendedor, promovida pelo Sebrae Próximo

Governador participa da noite de premiação Prefeito Empreendedor, promovida pelo Sebrae

Deixe seu comentário