Oficinas estão sendo oferecidas pelo Instituto Morada e administração de Saudades

-
Guilherme Detoni, Jornal Imprensa do Povo -
Nesta semana, foi realizada a primeira aula da oficina de português para estrangeiros
Na noite de terça-feira (20) ocorreu a aula inaugural de português para estrangeiros que residem no município de Saudades. A oficina está sendo oferecida pelo Instituto Morada de Pinhalzinho em parceria com a administração. Além disso, no local, há um bazar solidário para que as pessoas em vulnerabilidade social possam adquirir peças de roupas.
De acordo com o coordenador do Instituto Morada, Darlan Alves, a instituição recentemente se instalou em Saudades e com o apoio da Secretaria de Assistência Social, Educação e Saúde vem desenvolvendo o trabalho de algumas oficinas e o bazar solidário. "Estamos oferecendo oficinas na área da Saúde e Educação, em especial aulas de português para os migrantes para que possam entender melhor nossa cultura", destacou ele.
Conforme Alves, quando se tem a migração em grande massa, como é o caso do município e da região, é muito importante que as pessoas tenham a compreensão da linguagem. Então pensando nisso, que o instituto oferece essas oficinas.
A diretora do Instituto Morada, Leila Alves Neckel, frisou que está muito feliz com o número de pessoas que procuraram as oficinas. "Quando abrimos as inscrições achávamos que daria somente uma turma e para nossa surpresa tivemos que abrir duas turmas", destaca ela feliz com o resultado.
Ao todo serão cinco oficinas com aulas nas terças-feiras, quintas-feiras e sábados com as duas turmas. "O nosso objetivo é que eles tenham uma vida profissional e autônoma. Nós não vamos ter uma alfabetização, mas vamos poder dar uma autonomia para que eles possam integrar a comunidade e para que tenham uma vida melhor", enalteceu Leila.
A secretária de Assistência Social de Saudades, Glauci Schmitz, frisou que ações como essa são muito importante para a comunidade saudadense. Quando a equipe do Instituto procurou a administração logo teve o apoio, pois oficinas como essas serão de extrema importância para os venezuelanos que residem no município, já que oportunizam conhecimento a eles sobre a cultura brasileira.
Deixe seu comentário