Especial

Pai de criança autista usa corrida para conscientizar sobre o transtorno

Imprensa do Povo
Foto: Divulgação

Ele desbravou fronteiras mundiais em prol da conscientização pelo autismo. O empresário, Jerry Souza, morador de Pinhalzinho, finalizou nesse final de semana sua décima primeira maratona, mas dessa vez os passos realizados através dos 42,195 quilômetros de distância, tiveram um novo significado, a bandeira pela informação sobre o espectro autista.

Em poucos menos de sete dias, foram mais de 84 quilômetros percorridos em prol da causa, em dois desafios distintos.

O primeiro destino foi internacional. Em Berlim, Jerry completou em 3 horas e 48 minutos, o percurso da Maratona, que é conhecida com uma das melhores maratonas do mundo, fazendo parte das Marathon Majors. O evento reuniu mais de 45 mil atletas na linha de chegada.

No último final de semana em Pinhalzinho, ele participou da Maratona Virtual de Londres, correndo ao lado da instrutora Iva. A dupla foi acompanhada também pelo amigo Cláudio, que é ciclista, e auxiliou com o suporte de água e lanche, durante os treinamentos e também durante a execução da prova. Os 42,195 quilômetros pela região de Pinhalzinho foram executados em 4h 30.

Vestindo a camisa com os dizeres, "em prol do autismo", Jerry conta que viu no esporte uma maneira de promover o assunto e levar conhecimento para a sociedade.

O filho mais novo de Jerry e da esposa Carine, Felipe Antonio Souza, há um ano foi diagnosticado com grau leve do transtorno do espectro autista (TEA), conhecido como autismo.

 O descobrimento do transtorno motivou Jerry a ajudar seu próprio filho e outros autistas já que o preconceito e desconhecimento sobre o transtorno são os principais desafios para os autistas. "Eu quis transformar esse hobby em algo um pouco mais útil".

Em Pinhalzinho o maratonista contou com apoio da família e dos amigos que esperavam ansiosos na linha de chegada na praça central.

Além de incentivar, o grupo também reuniu esforços para arrecadar fundos para a Apae do município.

Para 2022, os projetos são envolver mais pessoas nessa causa, com a realização de uma maratona na cidade, que continue contribuindo para informar e para tentar diminuir o preconceito com as diferenças, correndo pelo bem.





Facebook jornal.png

Rua João Pessoa, 1969 - Sala 003 | Pinhalzinho | 049 3366-3910

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina