logo RCN

PL sobre máquinas de cartão adaptadas para deficientes visuais será votado na Alesc

  • Solon Soares/Agência AL -

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência aprovou, nesta terça-feira (10), o Projeto de Lei 240/2018 que obriga as empresas operadoras de cartões de crédito e débito a implantarem máquinas adaptadas para quem tem deficiência visual. O texto agora vai para análise e votação no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

De autoria do ex-deputado Cesar Valduga (PCdoB), a matéria foi relatada pelo deputado Fernando Krelling (MDB), que apresentou voto favorável à continuidade da tramitação da proposta. O parlamentar destacou o caráter de interesse público do projeto e citou a Lei 13.146/2015, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão, que garante a acessibilidade como direito da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.

O PL prevê que as empresas deverão adaptar as informações em áudio nas máquinas. O descumprimento tem como penalidades advertência na primeira autuação de infração e multa de R$ 2 mil por infração dobrada a cada reincidência.

Seminários

Foram aprovados também dois requerimentos para realização de eventos de formação ao setor de abrangência do colegiado. O primeiro, de autoria do deputado José Milton Scheffer (PP), propõe um seminário temático sobre o "Transtorno do Espectro Autista: Conhecer para Incluir".

O evento será Blumenau com data a ser definida. "Esta comissão cumpre a importante missão de buscar conhecimento, de fazer debate de ideias, para criar políticas públicas e gerar inclusão social", citou Scheffer. Segundo ele, o pedido para a promoção do seminário foi feito por lideranças de Blumenau "para levar conhecimento a toda a região". O deputado Adriano Pereira (PT), comentou que Blumenau conta com entidades "que têm feito importante trabalho nesse tema" para a cidade e para o Vale do Itajaí.

Outro requerimento aprovado foi protocolado pelo presidente da comissão, deputado Doutor Vicente Caropreso (PSDB), que pretende realizar um seminário com o tema "Caminhos para inclusão", em Jaraguá do Sul, com data a ser definida.

O parlamentar lembrou que o colegiado já realizou eventos sobre o assunto em outras cidade. "Em Joaçaba teve mais de 250 participantes. Outro, em Imbituba, com mais de 350 pessoas, e um em Joinville, por proposição do deputado Fernando Krelling, com gente em pé em um auditório com mais de 450 inscritos. Procuramos levar informação de qualidade, que é uma das obrigações da comissão. Hoje em dia se pergunta sobre o motivo de tantos diagnósticos de autismo. Certamente, é pelo conhecimento e divulgação de matérias", argumentou.

Plenário vai votar criação da Polícia Estadual de Incentivo ao Terceiro Setor Anterior

Plenário vai votar criação da Polícia Estadual de Incentivo ao Terceiro Setor

SC registra recorde de contaminação de dengue em 2022 com mais de 32 mil casos confirmados Próximo

SC registra recorde de contaminação de dengue em 2022 com mais de 32 mil casos confirmados

Deixe seu comentário