logo RCN

Política do Idoso e UDESC promovem oficina

  • Guilherme Detoni, Jornal Imprensa do Povo -

O primeiro encontro tratou do processamento de vegetais e conservas

Através da culinária, o dia dos idosos pode ser transformado com muitos benefícios, pois além de ser uma atividade gostosa de fazer, ela cai como uma terapia de relaxamento na vida da terceira idade.

Segundo estudos, o ato de cozinhar traz lembranças aos idosos, fazendo com que sua saúde mental e sua memória sejam exercitadas, ficando menos propensos a doenças que são caracterizadas pelo esquecimento.

No Departamento Municipal da Política da Pessoa Idosa de Pinhalzinho, os que participam da oficina Cozinha Experimental 60+, sempre estão interagindo durante o preparo dos alimentos, principalmente na hora que desfrutam de um prato juntos, trocando receitas e dicas de culinária. Por isso que os idosos pinhalenses se sentem proativos e reconhecidos, como protagonistas da própria vida.

Pensando no bem estar da terceira idade, o Departamento Municipal da Política da Pessoa Idosa, juntamente com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), iniciou um novo projeto dentro da oficina Cozinha Experimental 60+. A atividade trabalhou, em seu primeiro momento, o processamento de vegetais e conservas acidificadas.

"Na sexta feira (02), aconteceu a primeira, de uma série de oficinas que serão trabalhadas. Nesse primeiro encontro falamos sobre conservas e vegetais. Cada encontro abordará um tema diferente e nos próximos a gente vai trabalhar os lácteos e a panificação. Nesse momento a UDESC devolve à comunidade tudo aquilo que a ela oferece para as instituições estaduais, além disso, essa troca de conhecimentos com essas mulheres maravilhosas, é muito importante ao campo pessoal e profissional dos professores", disse a professora de engenharia de alimentos da universidade, Georgia Sehn.

Segundo a coordenadora da Política Municipal da Pessoa Idosa e assistente social, Marisa Kasper Dalapossa, o projeto já vinha sendo tratado há 40 dias atrás, onde as inscrições foram abertas para as participantes do departamento.

"Nós realizamos a abertura das inscrições para que cada idosa pudesse fazer esse curso e aprender cada vez mais. Fechamos com 45 participantes, no qual a oficina vai trabalhar com 15 idosas por mês", disse.

Marisa destacou que as inscrições foram completadas, pois a UDESC solicitou apenas 15 participantes por encontro, devido ao espaço da cozinha.

"Caso alguma idosa não poder comparecer ou adoecer, substituiremos por outra que aguarda na lista de espera, mas no momento, as 45 inscrições foram preenchidas", completou.


Hospital e APAE realizarão evento beneficente Anterior

Hospital e APAE realizarão evento beneficente

Em vigor leis sobre delegacia contra maus-tratos a animais e ampliação de escolas Próximo

Em vigor leis sobre delegacia contra maus-tratos a animais e ampliação de escolas

Deixe seu comentário