Rede de Atendimento e Proteção Social (RAPS) de Nova Erechim recebe capacitação

A violência contra crianças e adolescentes foi pauta da reunião
Nos dias 19 e 20 de abril, um treinamento com a Rede de Atendimento e Proteção Social - RAPS ocorreu em Nova Erechim. A capacitação de profissionais foi ministrada pela assistente social Roselaine Klaus Camatti. O treinamento foi direcionado ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, para posteriormente elaborar um protocolo de atendimento.
Durante os dois dias, os integrantes da RAPS (trabalhadores das áreas da Assistência Social, Saúde, Hospital, Educação e Conselho Tutelar) discutiram assuntos importantes para que o atendimento e acompanhamento de casos de violência envolvendo crianças e adolescentes seja da melhor forma possível. "Todo esse trabalho tem como objetivo produzir um protocolo de atendimento integrado que irá subsidiar todos os profissionais que receberem denúncias, suspeitas ou relatos de violência contra crianças e adolescentes".
Profissionais selecionados de todas as políticas públicas do município serão capacitados para realizarem a escuta especializada das crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, buscando sempre o menor dano.
Segundo a secretária de Assistência Social Nilse Solivo, é dever de todo cidadão e principalmente das políticas públicas proteger e cuidar das crianças e adolescentes. "É de suma importância tratarmos com prioridade crianças e adolescentes vítimas de qualquer tipo de agressão. A violência sofrida por estes remete profundos efeitos emocionais nas vítimas e em suas famílias. Precisamos tratar os casos com profissionalismo, ética e empatia, visando sempre melhorar a qualidade de vida dessas pessoas", completou.
Deixe seu comentário