logo RCN

SC poderá ganhar um Conselho Estadual de Proteção Animal

  • Vicente Schmitt/Agência AL -

A atuação voltada para a causa animal em Santa Catarina poderá ganhar um novo reforço. Foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (13), projeto de lei que propõe a criação de um Conselho Estadual de Proteção Animal. O PL 09/2022 pretende criar no estado um grupo formado por pessoas que atuam na proteção dos animais com a finalidade de assessorar a Secretaria de Estado da Saúde na formulação e condução da Política Estadual do Meio Ambiente, especialmente na causa animal.

Na justificativa do projeto, a autora, deputada Paulinha (Podemos), argumenta que o objetivo é "criar um órgão paritário, de natureza governamental, porém com atuação contundente de entidades do setor privado, com vistas a não somente fiscalizar e reavaliar a política pública animal, mas também de propor novas ações visando o aprimoramento do tema".

O Conselho Estadual de Proteção Animal será formado por 11 membros, sendo o Secretário de Estado da Saúde responsável pela presidência do grupo. A criação do Conselho Estadual de Proteção Animal ainda deverá passar pelas Comissões de Finanças e Tributação, e de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Equipara ELA à deficiência

Segue para Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência após aprovação na CCJ o PL 421/2021 que equipara pacientes diagnosticados com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) a pessoas com deficiência. Com isso, os portadores de ELA terão os mesmos direitos das pessoas com deficiência já assegurados em lei.

ELA ou Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva e acarreta em paralisia motora irreversível. Pacientes com a doença sofrem paralisia gradual e morte precoce como resultado da perda de capacidades cruciais, como falar, movimentar, engolir e até mesmo respirar. O projeto é de autoria do deputado suplente Adrianinho (PT) e recebeu parecer favorável do deputado Marcius Machado (PL).

Suporte emocional

Também recebeu voto pela admissibilidade o projeto de lei (PL 477/2021), do deputado Laércio Schuster (União Brasil), que assegura às pessoas com transtornos mentais acompanhadas de cão de suporte emocional o direito de ingressar e permanecer com o animal em todos os locais públicos e privados de uso coletivo, em qualquer meio de transporte público e em estabelecimentos comerciais.

O autor justifica que "é necessário que as pessoas identifiquem os cães de suporte emocional com a mesma compreensão que enxergam os animais de assistência, como o cão guia para cegos e demais cães de serviço. Esses animais possuem o mesmo grau de importância na promoção do bem-estar e autonomia de seus donos, cada um com suas características próprias e suprindo suas respectivas necessidades". O projeto segue para a Comissão de Finanças e Tributação.

Dia do Terapeuta Capilar e Tricologista

Foi aprovado o PL 16/2022, de autoria do deputado Ivan Naatz (PL), que visa instituir o Dia Estadual do Terapeuta Capilar e Tricologista, a ser comemorado, anualmente, em 7 de abril.

Tricologista é um médico especialista da área, capaz de identificar e tratar alterações na estrutura dos fios, como queda e quebra, caspa ou infecções, além de doenças relacionadas. O terapeuta capilar é especializado no tratamento cosmético desenvolvido com a finalidade de manter a saúde tanto do cabelo quanto do couro cabeludo.

O texto, que contou com a relatoria da deputada Ana Campagnolo (PL), segue para a Comissão de Saúde.

Regimento Interno da Escola do Legislativo

Também contou com manifestação favorável da CCJ o Projeto de Resolução (PRS) 7/2021, de autoria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que aprova o Regimento Interno da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

Conforme o relator, deputado Milton Hobus (PSD), a proposta objetiva atualizar as disposições do atual regimento do ano de 2001, tendo como foco a modernização das estruturas internas, aproximando o Parlamento e as câmaras municipais. O texto segue agora para a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Emenda

Já aprovado pela CCJ, retornou para análise no colegiado o PL 385/2019, de autoria do deputado Ismael dos Santos (PSD), que dispõe sobre o acesso à informação de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) emitidas para órgão, fundos e entidades da administração pública estadual.

O objetivo foi analisar uma emenda ao projeto apresentada em plenário, que fixa prazo de 90 dias para o Poder Executivo regulamentar a lei e também para estipular que as medidas constantes no texto entrarão em vigor após um ano da sua publicação. A relatora da matéria, que segue agora para o Plenário, foi a deputada Ana Campagnolo.

Outros projetos aprovados

PL 347/2021, de autoria dos deputados Padre Pedro Baldissera (PT) e Moacir Sopelsa (MDB), que dispõe sobre a Política Estadual para o Desenvolvimento e a Expansão da Apicultura e Meliponicultura (POLIMEL), e institui o Programa Estadual de Incentivo à Apicultura e Meliponicultura (PROMEL), no âmbito do Estado de Santa Catarina.

PL 42/2022, de autoria do deputado Volnei Weber (MDB), que reconhece o município de Sangão como a Capital Catarinense da Telha e do Tijolo.

PL 41/2022, de autoria do deputado Milton Hobus, que institui a Rota Turística Religiosa Caminho do Louvor.

Edital da Udesc abre nove vagas de professor substituto em seis municípios Anterior

Edital da Udesc abre nove vagas de professor substituto em seis municípios

Com ajuda do clima, Santa Catarina recupera produtividade do alho e colhe boa safra Próximo

Com ajuda do clima, Santa Catarina recupera produtividade do alho e colhe boa safra

Deixe seu comentário