logo RCN

Segurança nas escolas é destaque da rede municipal de Pinhalzinho

A secretaria municipal de Educação de Pinhalzinho, sempre preocupada com a segurança de escolas do ensino infantil e fundamental, instalou o programa por meio das imagens de câmaras de segurança e por meio do botão de pânico, em junho do ano de 2021, dando sequência este ano com mais formações e orientações.

O Botão de Pânico tem como objetivo aumentar a sensação de segurança nas escolas e preservá-las de possíveis transtornos, principalmente quando estiverem fechadas. Os botões de pânico foram instalados para serem acionados em situações de emergência. Ambos estão integrados à central de segurança INTEGRA, de Pinhalzinho, e na secretaria municipal de educação podem ser visualizadas pelos responsáveis.

O monitoramento pelas câmeras de filmagens foca em pontos estratégicos, com o objetivo de dar mais segurança a aqueles que entram e saem das escolas. Os gestores tiveram orientações sobre o uso dos botões de pânico e as filmagens, bem como irão prosseguir com informações sobre os cuidados e a segurança aos demais profissionais da Educação.

Segundo a diretora da escola do fundamental EMEF José Theobaldo Utzig Marcia Meneghetti Dal Vesco, desde os terríveis fatos ocorridos na Escola de Educação Infantil Aquarela em Saudades, a segurança se tornou a maior preocupação das instituições de ensino. "O tema já era abordado e discutido, porém com a tragédia, tudo tomou uma enorme proporção. Em nossa escola muitas medidas foram adotadas, para melhorar a segurança já existente e algumas ainda serão aderidas. Não só nos preocupando com o fato acima citado, mas para que todos possam viver e desenvolver-se em um ambiente seguro, educativo e feliz", disse.

A diretora Márcia ainda esclareceu pontos referentes ao Botão de Pânico (SME), que poderá ser acionado em situações de ameaça à segurança dos que estiverem nas dependências da escola. "Também instalamos mais cinco câmeras que estão posicionadas na frente e lateral da escola e temos a intenção de instalar mais quinze no perímetro interno. Isso tudo para melhorar e prevenir situações que possam ocorrer. As portas que dão acesso a escola sempre permaneceram fechadas e somente são abertas a pessoas devidamente identificadas", explicou.

Márcia frisou que a Polícia Militar fez uma visita para verificar pontos frágeis dentro da instituição. "Também estamos mais atentos aos acontecimentos e situações cotidianas, pois são essas que poderão fazer a diferença em circunstâncias de perigo. Podemos destacar inclusive que não existe situação perfeita, ou 100% acertada e segura, mas o que se busca em todos os momentos é a prevenção e o cuidado com nossas crianças, adolescentes e funcionários", finalizou.

O diretor do CEIM Pedro Simon, José Gotz disse que além da proposta pedagógica, a segurança no ambiente escolar é um fator relevante para as famílias no momento da matricula. "Os botões de pânico foram instalados nas unidades escolares para serem acionados em situações de emergência. O sistema está interligado à uma central de monitoramento. Quanto a este sistema, destaco que é muito importante a instalação nas escolas pelas questões de segurança. Este dispositivo somente é acionado em caso de necessidade. O mesmo é posicionado em pontos estratégicos da unidade escolar. Ao ser acionado, as autoridades de segurança mais próximas chegam à unidade escolar em instantes para averiguar os fatos. É de suma importância este aparato de segurança pública disponibilizado pela secretaria municipal de Educação de Pinhalzinho, como forma de garantir maior tranquilidade aos pais, responsáveis, crianças e profissionais que atuam diretamente nas escolas", argumentou.

Conforme a diretora da EMEF Dom José Gomes Neusa Ecco Stulp, a escola é toda cercada e monitorada por câmeras. "Sendo assim, quando necessário temos as imagens em tempo real para serem vistas por servidores e pais. Eu como gestora, aprovo este modelo de segurança na escola, pois os pais e alunos estão em um ambiente mais seguro", completou.


Quando procurar o pronto socorro do hospital? Anterior

Quando procurar o pronto socorro do hospital?

Pinhalense participa do Desafio dos Rochas em Pomerode Próximo

Pinhalense participa do Desafio dos Rochas em Pomerode

Deixe seu comentário