logo RCN
RELIGIOSIDADE

Dom Odelir Magri reflete sobre o verdadeiro significado do Natal

Dom Odelir faz um apelo à recristianização do Natal, devolvendo-o ao seu verdadeiro dono: Cristo.

O Natal se aproxima, e com ele renova-se o convite à reflexão sobre a essência desse tempo sagrado. Dom Odelir José Magri é natural de Saltinho e atua como arcebispo da Arquidiocese de Chapecó e em artigo publicado na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em Santa Catarina - CNBB. "O Advento é um tempo de espera vivido na expectativa da vinda do Salvador", destaca apontando que a Igreja vive este momento com duas perspectivas: o nascimento do Menino Jesus e a vinda do Cristo no fim dos tempos.

Entre estas duas vindas, somos chamados a celebrar o Mistério da Salvação em nossa vida cotidiana e na história comunitária. Segundo o arcebispo, "o Advento e o Natal assinalam o início de um tempo novo, a ser vivido na esperança do fim dos tempos e com o olhar voltado para as maravilhas que o Senhor realiza no hoje da história e de nossas vidas", afirma.

O Natal anuncia algo extraordinário: o Criador do universo entrou na história humana e vestiu pele como qualquer um de nós. "Deus se fez homem, o Rei dos reis se fez servo. O eterno entrou no tempo. O infinito nasceu de uma virgem". Este mistério, incompreensível até mesmo para as mentes mais brilhantes, reflete o imenso amor de Deus pela humanidade.

Para bem vivermos este tempo de espera, Dom Odelir nos lembra que a vigilância é essencial. "Jesus Cristo vem, e, por isso, precisamos vigiar! O Senhor vem sem alarde, de maneira simples e silenciosa", diz ele, reforçando que a vigilância deve ser acompanhada por uma vida de oração e abertura ao Espírito.

Ele explica que a oração, longe de ser uma mera repetição de palavras, deve ser um momento de silêncio e escuta, onde a pessoa se abre às surpresas de Deus. "Sem admiração, sem silêncio e escuta, a oração corre o risco de se tornar uma ladainha cansada e superficial", afirma.

Outro ponto destacado pelo arcebispo é a importância da escuta da Palavra de Deus durante o Advento. Ele sugere a vivência em família da novena de Natal e da montagem do presépio, que, segundo o Papa Francisco, é "um Evangelho vivo".

Dom Odelir faz um apelo à recristianização do Natal, devolvendo-o ao seu verdadeiro dono: Cristo. "É tempo de celebrarmos Cristo e não a nós mesmos. É tempo de nos alegrarmos com grande júbilo, porque Deus nos amou de tal maneira que nos deu seu próprio Filho Unigênito", enfatiza.

Ele convida os fiéis a deixarem de lado o consumismo e as celebrações vazias para se concentrarem no propósito maior do Natal: reconhecer que Deus desceu até nós, trazendo-nos vida em abundância. “Que este tempo nos inspire a viver a magia do Natal em sua plenitude, reconhecendo o amor de Deus que se dá a nós e renovando em nossos corações a esperança e a paz”, deseja.

Dom Odelir Magri reflete sobre o verdadeiro significado do Natal Anterior

Dom Odelir Magri reflete sobre o verdadeiro significado do Natal

Papai Noel das Crianças chega em Águas Frias com grande festa de natal Próximo

Papai Noel das Crianças chega em Águas Frias com grande festa de natal

Deixe seu comentário