logo RCN
ESPECIAL

Licínio Constante é homenageado pela Alesc pelos 52 anos dedicados ao Rotary

  • Alesc -

Em 1972, tomou a iniciativa de fundar o Rotary Club na cidade, dando início a uma longa trajetória de impacto social.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) homenageou membros do Rotary para lembrar do aniversário de 120 anos deste clube de serviço internacional. Entre os homenageados estava o pinhalense Licínio Constante, reconhecido por seus mais de 52 anos de dedicação ao Rotary Club de Pinhalzinho. Licínio, um dos sócios fundadores e membro atuante do clube, recebeu a honraria por sua história de serviço voluntário e contribuições significativas para a comunidade.

Nascido em Florianópolis, Licínio mudou-se para o Oeste catarinense ainda na década de 1950, acompanhando sua família, motivada pela transferência de seu pai, um policial militar. Aos 19 anos, tornou-se o terceiro funcionário público da Prefeitura de Pinhalzinho, sendo reconhecido ao longo dos anos tanto no Executivo quanto no Legislativo municipal. Em 1972, tomou a iniciativa de fundar o Rotary Club na cidade, dando início a uma longa trajetória de impacto social.

Licínio relembra os desafios enfrentados no início do clube de serviço. “Na época, era completamente estranho para as pessoas a ideia de pagar para participar de um clube, cujo objetivo era prestar serviço voluntário”, explica. Apesar das dificuldades iniciais, o Rotary Club de Pinhalzinho cresceu e se tornou um agente de transformação na cidade.

Entre as principais conquistas do Rotary para a cidade e região, Licínio destaca a chegada do Banco do Brasil a Pinhalzinho, a implantação do primeiro Ensino Médio na cidade, logo no início por exemplo, e o homegaenado faz questão de citar a campanha de vacinação contra a poliomielite. “Na campanha de vacinação, inclusive, recebemos treinamento para aplicar as vacinas, ajudando a combater uma doença terrível, hoje praticamente controlada”, relembra.

O atual presidente do Rotary Club de Pinhalzinho, Gentil Jorge Ecco, ressalta a importância de Licínio como inspiração. “Recebi o convite para integrar o Rotary há seis anos e aceitei porque vi a possibilidade de fazer a diferença. Nosso companheiro Licínio é um exemplo para todo o nosso grupo e para o Estado, e sua homenagem é mais do que justa”, afirma.

O clube continua ativo em diversos projetos sociais, como a construção e manutenção da piscina terapêutica da APAE, a aquisição de equipamentos para o hospital local e a recuperação das margens do Rio Limeira, buscando revitalizar a área até o ponto de captação de água da CASAN. Além disso, o clube realiza anualmente uma feijoada beneficente para arrecadação de fundos destinados a esses projetos.

A homenagem

A Sessão Especial na Alesc foi proposta pelo deputado Sargento Lima (PL) e contou com a presença de diversas autoridades e representantes do Rotary. Ao todo, 20 personalidades foram reconhecidas, sendo duas com placas e 18 com certificados.

Fundado em 1905 por Paul Harris, o Rotary Internacional cresceu ao longo dos anos, chegando ao Brasil em 1923. A entidade se destacou em vários momentos da história, incluindo a criação da Unesco e a erradicação da poliomielite. Atualmente, com mais de 1,4 milhão de voluntários ao redor do mundo, o Rotary segue como um dos maiores exemplos de engajamento comunitário e serviço humanitário.

Licínio Constante é homenageado pela Alesc pelos 52 anos dedicados ao Rotary Anterior

Licínio Constante é homenageado pela Alesc pelos 52 anos dedicados ao Rotary

1ª Corrida Ceraçá será dia 13 de julho para beneficiar Apaes Próximo

1ª Corrida Ceraçá será dia 13 de julho para beneficiar Apaes

Deixe seu comentário