| Bom Jesus do Oeste destaca teledermatologia em congresso estadual de saúde
Em 1972, tomou a iniciativa de fundar o Rotary Club na cidade, dando início a uma longa trajetória de impacto social.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) homenageou membros do Rotary para lembrar do aniversário de 120 anos deste clube de serviço internacional. Entre os homenageados estava o pinhalense Licínio Constante, reconhecido por seus mais de 52 anos de dedicação ao Rotary Club de Pinhalzinho. Licínio, um dos sócios fundadores e membro atuante do clube, recebeu a honraria por sua história de serviço voluntário e contribuições significativas para a comunidade.
Nascido em Florianópolis, Licínio mudou-se para o Oeste catarinense ainda na década de 1950, acompanhando sua família, motivada pela transferência de seu pai, um policial militar. Aos 19 anos, tornou-se o terceiro funcionário público da Prefeitura de Pinhalzinho, sendo reconhecido ao longo dos anos tanto no Executivo quanto no Legislativo municipal. Em 1972, tomou a iniciativa de fundar o Rotary Club na cidade, dando início a uma longa trajetória de impacto social.
Licínio relembra os desafios enfrentados no início do clube de serviço. “Na época, era completamente estranho para as pessoas a ideia de pagar para participar de um clube, cujo objetivo era prestar serviço voluntário”, explica. Apesar das dificuldades iniciais, o Rotary Club de Pinhalzinho cresceu e se tornou um agente de transformação na cidade.
Entre as principais conquistas do Rotary para a cidade e região, Licínio destaca a chegada do Banco do Brasil a Pinhalzinho, a implantação do primeiro Ensino Médio na cidade, logo no início por exemplo, e o homegaenado faz questão de citar a campanha de vacinação contra a poliomielite. “Na campanha de vacinação, inclusive, recebemos treinamento para aplicar as vacinas, ajudando a combater uma doença terrível, hoje praticamente controlada”, relembra.
O atual presidente do Rotary Club de Pinhalzinho, Gentil Jorge Ecco, ressalta a importância de Licínio como inspiração. “Recebi o convite para integrar o Rotary há seis anos e aceitei porque vi a possibilidade de fazer a diferença. Nosso companheiro Licínio é um exemplo para todo o nosso grupo e para o Estado, e sua homenagem é mais do que justa”, afirma.
O clube continua ativo em diversos projetos sociais, como a construção e manutenção da piscina terapêutica da APAE, a aquisição de equipamentos para o hospital local e a recuperação das margens do Rio Limeira, buscando revitalizar a área até o ponto de captação de água da CASAN. Além disso, o clube realiza anualmente uma feijoada beneficente para arrecadação de fundos destinados a esses projetos.
A homenagem
A Sessão Especial na Alesc foi proposta pelo deputado Sargento Lima (PL) e contou com a presença de diversas autoridades e representantes do Rotary. Ao todo, 20 personalidades foram reconhecidas, sendo duas com placas e 18 com certificados.
Fundado em 1905 por Paul Harris, o Rotary Internacional cresceu ao longo dos anos, chegando ao Brasil em 1923. A entidade se destacou em vários momentos da história, incluindo a criação da Unesco e a erradicação da poliomielite. Atualmente, com mais de 1,4 milhão de voluntários ao redor do mundo, o Rotary segue como um dos maiores exemplos de engajamento comunitário e serviço humanitário.
Deixe seu comentário