| PRF localiza R$ 281 mil sem comprovação e apreende mercadorias em Maravilha
O Povo Quer Saber: Roberto Reolon responde às solicitações da população
-
Foto: Guilherme Detoni -
O secretário de Desenvolvimento e Mobilidade acatou os questionamentos da população pinhalense, esclarecendo os fatores que levam à instalação de uma rotatória, avaliando a possibilidade dos estacionamentos rotativos e reafirmando o compromisso com a arborização da cidade
O Povo Quer Saber, um programa dedicado a trazer transparência e informação à comunidade, abre espaço hoje para discutir as atividades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Mobilidade Urbana. O jornal Imprensa do Povo, que esteve nas ruas colhendo as inquietações dos cidadãos de Pinhalzinho, reuniu questões levantadas pela população para serem abordadas diretamente com o secretário da pasta, Roberto Reolon. Os repórteres Guilherme Detoni e Geórgia Cecatto conduziram as entrevistas, possibilitando ao secretário apresentar soluções e esclarecer dúvidas em primeira mão. Este programa visa promover a comunicação entre o governo local e os cidadãos, garantindo que suas preocupações sejam ouvidas e abordadas de forma transparente e responsável.
As rotatórias
Uma das cidadãs entrevistadas, envolvida diariamente com as questões de trânsito, questionou sobre as frequentes rotatórias que vem sendo distribuídas pelos cruzamentos da cidade.
Reolon esclareceu os motivos de o governo municipal ter instalado tantas rotatórias pelos cruzamentos da cidade.
Mas porque uma rotatória se torna mais eficiente? Simples! Esse recurso permite a fluidez contínua do trânsito, sem necessidade de paradas frequentes, otimizando o tempo de deslocamento e evitando congestionamentos locais. Além do mais, se respeitadas as normas de passagem em uma rotatória, elas reduzem os acidentes nas vias e ofertam maior segurança aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
Falta de estacionamentos
Uma gerente de comércio local comentou que todos os dias, as pessoas sofrem com a falta de estacionamentos, solicitando alguma solução ao gestor de Mobilidade Urbana.
Roberto lembrou da recente discussão acerca dos estacionamentos rotativos, ressaltando que para isso, um órgão específico teria que ser implementado, demandando ainda de um tempo de trabalho, para que possivelmente fosse implantado no município.
O estacionamento rotativo promoveria uma mobilidade urbana mais eficiente, uma vez que proporciona a rotatividade de veículos, garantindo a disponibilidade de vagas, ou seja, os condutores teriam um tempo limitado de permanência na vaga, incentivando a rápida circulação de veículos.
Arborização
Outra comerciante chamou a atenção para a falta de árvores nos arredores do centro da cidade, o que, além de não fornecer sombra aos veículos estacionados, prejudica a estética natural e não contribui com um ambiente mais saudável.
Roberto Reolon disse que já existe um projeto de arborização em andamento, que está realizando o plantio de árvores em algumas localidades da cidade, conforme a disponibilidade de plantas nativas do horto municipal.
Além de construir uma cidade mais limpa, verde e com sombras, a arborização promoverá a sustentabilidade local, melhorando a qualidade do ar, beneficiando a biodiversidade, embelezando os espaços públicos e proporcionando maior qualidade de vida e bem estar à comunidade.
Deixe seu comentário