| Sul Brasil conquista Selo SISBI e amplia mercado para agroindústria local
Um a cada seis pinhalenses possui CNPJ e o fruto da cultura empreendedora coloca o município no cenário catarinense para figurar no ranking das cidades mais empreendedoras do estado, divulgado recentemente pelo Sebrae/SC.
Um a cada seis pinhalenses possui CNPJ e o fruto da cultura empreendedora coloca o município no cenário catarinense para figurar no ranking das cidades mais empreendedoras do estado, divulgado recentemente pelo Sebrae/SC. O município alcançou impressionantes marcas, consolidando-se como um polo de empreendedorismo e inovação.
O estudo do Sebrae avaliou a relação entre o número de pequenos negócios e a população de cada cidade, destacando os municípios que mais se desenvolvem nesse setor. Com isso, Pinhalzinho se junta a outras 19 cidades que fazem parte do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae/SC, iniciativa que visa impulsionar a economia local por meio de incentivos ao empreendedorismo, qualificação e políticas públicas eficientes.
Sérgio Matte, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, ressaltou a importância desse resultado, destacando o papel do prefeito empreendedor, que ao longo de vários mandatos implementou um sistema que despertou o interesse da população para o empreendedorismo: “Todo esse processo parte de uma oportunidade que vem de mandatos anteriores, com o apoio de administradores públicos que incentivaram a criação de um ambiente propício ao empreendedorismo. Pinhalzinho tem uma economia diversificada, com setores fortes como o metalúrgico, o elétrico, o alimentício, o vestuário, o moveleiro e a prestação de serviços, que é um dos que mais cresce no município”,
De acordo com levantamento do Observatório de Negócios do Sebrae/SC, que analisou os 20 municípios mais empreendedores do Estado, a Capital da Amizade figura na 17ª posição, sendo a segunda cidade do Oeste catarinense a aparecer na lista, atrás apenas de Xanxerê.
Matte enfatizou o potencial da cidade ao afirmar que a cultura empreendedora já está enraizada na população local.
“Pinhalzinho tem 22 mil habitantes e, um a cada seis habitantes possui CNPJ, é possível perceber como a vocação para o empreendedorismo é forte entre nós. Temos um robusto movimento econômico, que gerou R$ 1,86 bilhões em 2023”
O secretário também explicou que, para dar suporte ao crescimento das microempresas e empreendedores, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico oferece um atendimento contínuo por meio da Sala do Empreendedor. Além disso, o município segue com a implementação de leis de incentivo, como a Lei nº 1574, que promove terraplanagem e melhorias de acesso para empreendimentos, e a Lei nº 0208, voltada à inovação.
Segundo Matte, o grande objetivo agora é transformar Pinhalzinho em um centro tecnológico e inovador: “Nosso foco é investir em tecnologia e inovação, criando um ambiente que apoie eventos como o Weekend Startup e, futuramente, disponibilizando recursos através de editais de fomento para empresas inovadoras. O fundo municipal criado para a inovação permitirá buscar novos recursos para incentivar o desenvolvimento tecnológico no município”, explica o secretário.
Com uma população empreendedora e políticas públicas de incentivo, Pinhalzinho continua a trilhar um caminho promissor para se tornar um dos maiores centros de inovação do estado, avançando cada vez mais em direção a um futuro de desenvolvimento sustentável e diversificado.
Deixe seu comentário