| Curso de artesanato em Modelo forma novos talentos e fortalece empreendedores
População é orientada a evitar acúmulo de água em vasos e a manter o cemitério livre de focos do mosquito
A Secretaria Municipal de Saúde de Pinhalzinho, por meio do Setor de Combate à Dengue e Vigilância Epidemiológica emitiu um alerta para o Dia de Finados, solicitando o apoio da população para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Com 194 focos e 517 casos confirmados de dengue neste ano, além de dois óbitos pela doença, o município se encontra em estado de vigilância intensiva.
A recomendação é que os cidadãos utilizem vasos furados, sem pratos, e retirem a embalagem plástica dos vasos, a fim de evitar o acúmulo de água. Segundo a Secretaria de Saúde, após o Dia de Finados, será realizada uma vistoria no cemitério e vasos em desacordo com o programa de combate à dengue serão recolhidos.
As medidas são fundamentais para impedir que o cemitério se torne um criadouro do mosquito, contribuindo para a redução de casos e para a segurança da saúde pública.
Os cemitérios podem ser ambientes bem propícios para a proliferação o vetor da dengue, especialmente nesta época do ano, quando no Dia dos Finados, a população leva aos túmulos vasos de flores e pratinhos sem furos, dos quais retém água parada e servem de criadouro em massa para o mosquito Aedes aegypti. Recipientes ou qualquer outro objeto que tenha a capacidade de reter água são locais ideais para que o mosquito deposite seus ovos, se prolifere e contamine cada vez mais pessoas. Por isso esses cuidados são cruciais para garantir um verão livre do mosquito.
Deixe seu comentário