| Encontro celebra encerramento das atividades dos grupos de idosos em Modelo
A Polícia Militar de SC moderniza o atendimento de emergências com o app PMSC Cidadão, garantindo rapidez, precisão e eficiência na proteção dos catarinenses.
O PMSC Cidadão, o mais recente avanço tecnológico da Polícia Militar de Santa Catarina, está transformando a forma como os cidadãos acionam a polícia em situações de emergência. Agora, você pode solicitar ajuda sem precisar ligar para o 190, tornando o processo mais rápido e eficiente! Ele é uma ferramenta disponibilizada a todos os cidadãos de Santa Catarina, tendo em vista que ele substitui a ligação para a Central Regional de Emergência 190. Assim, a ocorrência é gerada automaticamente, logo após o preenchimento das informações necessárias.
Nos últimos meses, têm-se visto uma certa dificuldade para as pessoas entenderem de fato a função e finalidade de aplicativo. O maior desafio é a mudança de mentalidade. Enquanto o número 190 é tradicionalmente conhecido, o PMSC Cidadão traz a conveniência da tecnologia para um serviço de emergência, assim como fazemos com pedidos de comida hoje em dia.
Mas venha cá que vamos te explicar melhor com a ajuda da Polícia Militar de Pinhalzinho! Conversamos com a Cabo Amanda e com o Cabo Monguilhott, policiais do qual dirigem as ações do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher no município. Eles nos esclareceram os principais pontos do PMSC Cidadão.
Como funciona?
O app PMSC Cidadão, segundo as autoridades, substitui completamente a ligação para a Central Regional de Emergência 190. O procedimento através do app é feito totalmente pelo solicitante, incluindo o fato atípico que está ocorrendo, o nome do solicitante, o local da ocorrência, se existem pessoas feridas e/ou armadas no local. “Enfim, as mesmas perguntas que o policial atendente do 190 vai fazer no contato via telefone, o solicitante preenche através do app. Uma das diferenças é que muitos relatam a dificuldade de concluir a ligação através do 190. Pelo app após concluído o preenchimento das informações a ocorrência é gerada automaticamente”, explicaram.
Qual a funcionalidade?
A principal funcionalidade do PMSC Cidadão é a celeridade no atendimento da ocorrência. “Após o preenchimento das informações, a ocorrência é gerada automaticamente. Com isso, a ocorrência irá aparecer na tela do policial militar que despacha as ocorrências. Este irá acionar uma guarnição policial militar para o atendimento.”
Benefícios principais
Quando as chamadas de emergência acontecem pelo 190, muitas vezes podem ser trotes ou informações não precisas, dificultando que a guarnição policial encontre o ocorrido. Pelo app, de acordo com os policiais, além do cadastro prévio necessário para o cidadão poder utilizar o sistema, existe o georreferenciamento que é a localização da ocorrência pelo GPS, além das informações preenchidas diretamente pelo solicitante. Dessa forma, é esperado que a ocorrência gerada tenha informações mais detalhadas do fato que está necessitando de intervenção policial. Então se liga na listinha com as principais contribuições do app:
· Atendimento rápido: a ocorrência é registrada instantaneamente, permitindo a rápida resposta da Polícia Militar.
· Localização com precisão: com o georreferenciamento, a PM recebe a localização exata, reduzindo o tempo de resposta.
· Informações detalhadas: dados preenchidos diretamente pelo solicitante ajudam a fornecer um panorama mais claro da situação.
Desafios
Toda inovação carrega desenvolvimento e uma pitada de desafios. Neste caso, o maior desafio relatado pela PM de Pinhalzinho é a conscientização da sociedade, já que nem todos sabem que podem utilizar um app para gerar uma ocorrência policial. “O 190 é o número mais conhecido pela sociedade há gerações. Como estamos num avanço tecnológico muito grande nos últimos anos, muitos serviços estão sendo substituídos na sua forma de pedir. Assim como pedimos uma pizza ou um lanche pelo app, sem nenhuma interação com o atendente, que antigamente ligávamos para o estabelecimento, hoje temos essa possibilidade com o App PMSC Cidadão”, colocou a Cabo Amanda.
Futuras atualizações
O app tem muitas funcionalidades, mas como já reiterado, a principal é o acionamento de emergência. Já existe também o botão do pânico, que é outra forma de acionamento, com urgência máxima, por se tratar de vítimas de crimes de descumprimento de medida protetiva. “O acionamento se dá pelo fato de o autor estar no local cometendo o crime no exato momento do acionamento, ou seja, é um caso de flagrante delito. Por isso quando há o acionamento do botão do pânico, imediatamente o policial despachante da Central Regional de Emergência desloca uma guarnição policial em prioridade para o atendimento da ocorrência”, explicaram. No ano de 2023, a Polícia Militar registrou mais de 400 acionamentos do botão do pânico em Santa Catarina.
Vem novidade por aí! A PMSC está desenvolvendo, através da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), o aperfeiçoamento do app para que pessoas surdas possam ser usuários do PMSC Cidadão. Em 2018, segundo o Cabo Monguilhott e a Cabo Amanda, o estado de Santa Catarina tornou-se pioneiro na inclusão da Língua Brasileira de Sinais nos órgãos públicos. A PMSC fez parte do Projeto "Libras na Segurança Pública", habilitando policiais militares em Libras.
Com a atualização do aplicativo PMSC Cidadão surge a oportunidade de incluir a comunidade surda de Santa Catarina no desenvolvimento das ferramentas de acessibilidade da aplicação. Segundo levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 9,7 milhões de pessoas são surdas no Brasil e em Santa Catarina, esse número chega a 300 mil.
Com o PMSC Cidadão, a segurança pública está mais acessível e eficiente do que nunca! Baixe o app agora e experimente a inovação na segurança!
Fotos: Divulgação | PMSC
Deixe seu comentário