| Bom Jesus do Oeste destaca teledermatologia em congresso estadual de saúde
Projeto Cirandar resgata cantigas e brincadeiras de roda em escolas
-
Apollo Miguel Mallmann -
O Cirandar é um espetáculo que resgata cantigas e brincadeiras de roda tradicionais, o projeto é voltado para o público infantil de até 11 anos, mas encanta também os adultos, que revivem memórias da infância ao acompanhar as apresentações.
Uma iniciativa leva música, cultura e nostalgia para crianças e adultos em sete municípios catarinenses. O Cirandar é um espetáculo que resgata cantigas e brincadeiras de roda tradicionais, o projeto é voltado para o público infantil de até 11 anos, mas encanta também os adultos, que revivem memórias da infância ao acompanhar as apresentações.
A iniciativa é um Projeto Cultural realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Por meio do PIC, empresas patrocinadoras direcionam parte do ICMS para viabilizar ações culturais, garantindo que projetos como o Cirandar aconteçam. Os incentivadores do projeto são M. Dias Branco, Central Frios, Trans Maravalha, Fundição Steffens, Farmácias Natal e Finestra Móveis.
A circulação do espetáculo teve início em Pinhalzinho, com apresentações nos dias 24 e 25 de março. Durante esses dois dias, quatro sessões foram realizadas para um público total de 1.306 pessoas, envolvendo alunos das escolas municipais José Theobaldo Utzig e Dom José Gomes e das escolas estaduais Vendelino Junges e José Marcolino Eckert.
Agora, o projeto segue para outras seis cidades: Modelo, Maravilha, São Miguel do Oeste, Campo Erê, Formosa do Sul e Nova Itaberaba. A agenda prevê 20 apresentações até o início de maio, promovendo o acesso gratuito à cultura e fortalecendo a valorização das tradições populares brasileiras.
Paola Zonta, é uma das diretoras do projeto e destaca que com esse resgate das canções e brincadeiras que marcaram gerações. “O Cirandar reforça a importância da cultura e da memória coletiva, proporcionando um momento lúdico e educativo para crianças e suas famílias”, destaca sobre a iniciativa que tem como proponente a Catavento Produção Cultural de Pinhalzinho.
Deixe seu comentário