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Educação

Projetos de Pinhalzinho se destacam nacionalmente

  • Divulgação -

Cinco projetos da EMEF Dom José Gomes destacam-se no prestigiado Projeto Ação Destaque da Editora OPET, refletindo o compromisso da escola com a educação de excelência e inovação

Mais uma vez, Pinhalzinho participa do Projeto Ação Destaque, promovido pela Editora OPET. Dos oito projetos inscritos, cinco são da EMEF Dom José Gomes, do bairro Jardim Maria Terezinha. O jornal Imprensa do Povo conversou com a direção da escola e a coordenação de Ensino Fundamental para entender a importância e o impacto desses projetos para a comunidade escolar como um todo.

Os projetos selecionados são: "Conhecendo o Corpo através dos Sentidos", da professora Rejane Inês Kunrath; "Pessoas, Lugares e Memórias", da professora Silvânia Belo Renz; "Água: Fonte de Vida - Conservação e Gestão de Recursos Hídricos", da professora Jéssica Luana da Costa; "Transformando a Educação: Coordenação Pedagógica e Professora Comprometidos com a Alfabetização Científica", da professora Daiane Klafke; e "Construindo Histórias: Explorando Fontes Históricas na Educação", da professora Edina da Silva Feil.

Em entrevista, as coordenadoras de Ensino Fundamental, Edina Mari Santin e Juline Schuh , destacaram a frequente participação dos professores e alunos da instituição escolar:“esse projeto acontece todo ano devido à parceria que temos com a Editora OPET, que fornece um acervo de livros utilizados pela educação. Normalmente, ela ocorre em agosto, mas este ano foi antecipada devido a questões políticas e outros fatores”.

Segundo as coordenadoras, os professores já começam o ano engajados em desenvolver projetos para participar dessa ação, o que de fato representa um marco muito importante para a família escolar. “Eles investigam e aplicam práticas baseadas nos livros da SEFE, trabalhando de maneira espontânea e incentivando a participação e o desenvolvimento de projetos em conjunto com as famílias e os alunos”, disseram. “Este ano tivemos um pouco menos participantes, devido à antecipação, mas, geralmente, contamos com uma grande adesão de professores”, argumentaram.

Desde o início do ano, a direção e a coordenação da escola incentivam os professores a refletirem e instigarem os alunos a trabalhar com suas famílias, sempre vinculados ao acervo de livros. A escola avalia que este é um projeto muito importante que valoriza o trabalho dos professores e o envolvimento dos alunos e suas famílias.

As profissionais mencionaram a importância de estimular a participação dos professores, pois eles já vêm desenvolvendo esse trabalho ao longo do ano, com o apoio das famílias. As atividades são sempre realizadas em conjunto com as famílias, criando um vínculo entre o acervo lúdico, os alunos, os professores e as bases familiares. Conforme os conteúdos são trabalhados, os alunos desenvolvem seus projetos.

Na oportunidade, as coordenadoras enalteceram e evidenciaram o trabalho realizado nos cinco projetos pelas professoras responsáveis. “A professora Rejane desenvolveu um projeto sobre o corpo humano, explorando os cinco sentidos com alunos do primeiro ano em uma aula de ciências. Foi um trabalho grandioso e bem importante, que ajudou as crianças a compreenderem os temas abordados”, comentaram.

Na sequência, a coordenação enalteceu o projeto da professora Silvânia, do segundo ano, a qual trabalhou um projeto de memórias, resgatando as histórias das famílias. “Ela trouxe familiares para contar suas experiências de vida, o que foi muito bem recebido pelos alunos”, disseram.

A professora Jéssica Luana, do quinto ano, também se destacou ao abordar o ciclo da água, com o tema ‘Água: Fonte de Vida e Conservação dos Recursos Hídricos’. “Ela levou os alunos para visitar cachoeiras e a Pequena Central Hidrelétrica (PCH), além de realizar análises de água na escola, proporcionando uma compreensão prática do tema”, esclareceram.

A professora Daiane desenvolveu um projeto de priorização científica envolvendo laboratórios nas escolas Dom José Gomes e José Theobaldo Utzig, incentivando a investigação e a experimentação científica pelos alunos.

Por fim, o projeto da professora Edina da Silva também resultou em grande sucesso, explorando fontes históricas na educação com alunos do Fundamental 2. “Eles criaram maquetes e estruturas, e contaram as histórias estudadas”.

Esses projetos agora passaram para a etapa municipal, onde são avaliados conforme os critérios da editora para avançar para a fase nacional. “Estamos concorrendo com todos os projetos a nível nacional”, pontuou a diretora da unidade escolar, Karine Solivo.

Os finalistas desses projetos devem viajar para Curitiba, onde fica a sede da editora. “Lá, será realizada a premiação com primeiro, segundo e terceiro lugar em cada categoria”, destacou Karine. A editora, segundo a gestora, cobre todas as despesas.

Durante a reunião, a direção e a coordenação escolar demonstraram estar muito satisfeitas e orgulhosas dos projetos selecionados. Cada um deles, com seus temas relevantes, enriquecem o conhecimento dos alunos e envolvem toda a comunidade escolar.

Como destacado acima, os projetos agora avançam para a fase nacional, concorrendo com outras escolas do Brasil. Os finalistas terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos na sede da editora, com todas as despesas pagas. Uma oportunidade única de elevar o nome de Pinhalzinho e das ações educacionais para todo o país. Novamente a nossa região demonstra ser comprometida com uma educação de qualidade, incentivando a inovação e o desenvolvimento integral dos alunos através de projetos como o Ação Destaque.

O prêmio Ação Destaque 2024

A própria editora afirma que este é um prêmio muito importante da educação pública brasileira, reunindo projetos educacionais de professores e gestores parceiros da Editora Opet (Sefe) de todo o país.

“Nesta 14ª edição do prêmio Ação Destaque, a OPET reuniu um total de 279 projetos inscritos e aceitos para leitura, de 41 municípios parceiros. A informação foi confirmada por Cliciane Élen Augusto, gerente pedagógica da Editora e organizadora do prêmio. De acordo com o regulamento, cada rede pública parceira pôde inscrever até 20 projetos.

Essa primeira seleção, segundo Cliciane, se baseou nos critérios técnicos definidos pelo regulamento; os trabalhos inscritos que atenderam a todos os requisitos foram aceitos para leitura e apreciação pela comissão de pareceristas de cada categoria. Essa etapa, que se inicia agora, é que vai definir os trabalhos finalistas, cujos autores virão a Curitiba para a fase de apresentações.

“Ficamos muito satisfeitos com a participação dos professores e gestores na edição deste ano do prêmio”, diz Cliciane. “A partir dos temas dos projetos inscritos, percebemos o cuidado e comprometimento dos educadores em participar do prêmio Ação Destaque. Os temas são atuais e relevantes, demonstrando o compromisso com a busca de uma educação pública de qualidade. Nossos avaliadores terão o desafio de ler, avaliar e atribuir notas a projetos tão bem realizados”, sublinha.



Fonte: Jornal Imprensa do Povo 

Publicado por Geórgia Cecatto

Publicado por Geórgia Cecatto

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