logo RCN
Saúde

COMPORTAMENTOS E OS RELACIONAMENTOS DE CASAIS

  • Asscom -

São muitos os fatores que envolvem as relações afetivas, então os motivos para os atritos ou para o término entre casais tendem a ser variados e complexos. Comportamentos disfuncionais, no entanto, costumam causar problemas aos casais. Eles podem transformar uma relação legal em uma relação tóxica.

Os casais normalmente não têm consciência das suas atitudes negativas ou não conseguem dar o braço a torcer por orgulho ou medo. Dessa maneira, esses comportamentos se tornam corriqueiros na dinâmica da relação e causam danos contínuos. Alguns comportamentos disfuncionais são indícios de um relacionamento pouco sadio.

A existência deles não quer dizer, contudo, que o casal precise terminar imediatamente. Pelo contrário, os cônjuges podem conversar e decidir, em conjunto, o que fazer para tornar a relação mais saudável.  Todos nós precisamos falar o que pensamos e conceder feedback para os nossos cônjuges ocasionalmente.

Através desse criticismo, o casal consegue construir uma relação satisfatória para ambos. O verdadeiro problema são as críticas que não possuem essa intenção. Chamar o parceiro de sensível quando ele expressa sentimentos, criticar as suas escolhas, insultar características físicas e só evidenciar os seus defeitos são críticas cuja intenção é ferir. E são uma forma de se posicionar em uma maneira de poder em relação ao parceiro.

 Todos nós ficamos na defensiva vez ou outra, principalmente quando o assunto é delicado para nós ou sentimos que precisamos esconder as nossas fragilidades. E, ocasionalmente, um parceiro pode criticar o outro sem fundamento. Nesta situação, conversar sobre a razão da crítica, expor o seu ponto de vista e ouvir o feedback do cônjuge são atitudes que ajudam o relacionamento a se fortalecer. Já quando o cônjuge fica na defensiva e não consegue aceitar o que o outro está falando, impossibilita que impasses sejam resolvidos. O outro, então, pode sentir que está falando sozinho e fica frustrado.

Quando se inicia um relacionamento sério, é preciso ter em mente que, assim como você, o cônjuge possui a individualidade e as vontades dele. Deslumbradas pela paixão, algumas pessoas se esquecem disso e não conseguem enxergar o parceiro como ele é de verdade.

Só com o tempo as ideias fantasiosas são quebradas. A partir daí, surgem as primeiras decepções com a personalidade, objetivos, estilo, crenças e opiniões do cônjuge. Em vez de tentar compreendê-lo como é, no entanto, a pessoa decepcionada procura “melhorá-lo”. Ela procura transformá-lo em alguém que ele não é somente para minimizar a frustração. Essa postura pode facilmente evoluir para uma de controle e se tornar tóxica para ambos.

Se você acredita que certas atitudes e condutas estão atrapalhando o seu relacionamento, o meu conselho é conversar com o seu parceiro sobre isso. Vocês podem tentar chegar à um consenso do que é preciso ser feito diferente para que ambos estejam felizes e satisfeitos com o rumo da relação.  Comportamentos sadios contrapõem os comportamentos disfuncionais. Eles corroboram para a longevidade dos relacionamentos afetivos e o fortalecimento da confiança e compreensão mútua.

Por Clínica Vita Som/ Psicóloga Clínica Marisete Calixtro

Por Clínica Vita Som/ Psicóloga Clínica Marisete Calixtro

SC terá termo de cooperação com Embaixada nos Estados Unidos para segurança das escolas Anterior

SC terá termo de cooperação com Embaixada nos Estados Unidos para segurança das escolas

SABIA QUE VOCÊ 
PODE TER UMA DOENÇAS HORMONAL? Próximo

SABIA QUE VOCÊ PODE TER UMA DOENÇAS HORMONAL?

Deixe seu comentário