| WS Team se destaca na Copa Desterro Oeste Extremo em Chapecó
Faesc reúne Sindicatos Rurais da região extremo oeste para debater o agronegócio
-
MB Comunicação Empresarial -
Preocupação da Federação e dos Sindicatos Rurais da região é a mesma de todo o Estado: a insegurança no meio rural
Líderes sindicais do extremo oeste de Santa Catarina reuniram-se nesta semana, em São Miguel do Oeste, para debater assuntos pertinentes ao agronegócio na região. A reunião foi coordenada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo.
A maior preocupação da Federação e dos Sindicatos Rurais da região é a mesma de todo o Estado: a insegurança no meio rural. "Os registros de roubos de gado e máquinas agrícolas assusta a todos. Estamos trabalhando para minimizar o máximo essas ocorrências em parceria com órgãos de segurança pública. É importante que os produtores fiquem atentos a qualquer movimentação estranha em suas propriedades e que tomem medidas mínimas de segurança para evitar essa situação", orientou Pedrozo.
Outro destaque da reunião foi a inovação iniciada pelo Sistema Faesc/Senar-SC com a aplicação do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), uma ação que está sendo implementada em todo o Estado e objetiva proporcionar aumento da produção, evolução na produtividade e no nível de gestão, além do incremento da renda líquida em propriedades rurais de Santa Catarina. "Já temos técnicos do ATeG atuando na bovinocultura de leite no extremo oeste, a intenção é ampliar a atuação a partir de 2017 também para a pecuária de corte", adiantou o presidente.
Pedrozo também salientou a importância da Contribuição Sindical Rural (CSR). "Se 100% dos contribuintes efetuassem o pagamento o recolhimento do Estado seria de R$ 16 milhões. Atualmente temos apenas R$ 7 milhões de arrecadação. Esse é um valor investido na defesa e representatividade do produtor rural. Quanto maior for a contribuição maior será a possibilidade de investimentos", analisou.
O vice-presidente regional da Faesc no extremo oeste, Adelar Maximiliano Zimmer, destacou que as principais reivindicações da região são para a área do leite. "Lutamos por uma melhor integração entre a indústria e o produtor rural para que exista um bom preço para o produtor sem gerar prejuízo para a indústria". Segundo ele, a região tem como base 90% de bovinocultura de leite. "Essa é a fonte de renda de oito em cada dez produtores. Vamos continuar em busca de investimentos e melhorias para a cadeia do leite", afirmou.
Também prestigiaram o encontro os vice-presidentes da Faesc Enori Barbieri, Antônio Marcos Pagani de Souza e João Francisco de Mattos, além do superintendente do Senar/SC Gilmar Antonio Zanluchi.
NOVA DIRETORIA EM SÃO MIGUEL DO OESTE
Durante a reunião tomou posse a nova diretoria do Sindicato Rural de São Miguel do Oeste. O presidente continuará sendo Adair José Teixeira que está no comando da entidade desde 2012. O Sindicato conta com 350 associados e pretende expandir o número em 2017. "Vamos comemorar 50 anos de carta sindical e queremos continuar lutando pelo melhor para o nosso produtor rural, ampliando o número de cursos e dando todo o suporte necessário", complementou.
NOVA REUNIÃO
No dia 9 de dezembro a FAESC promoverá a Assembleia Geral para aprovação da previsão orçamentária de 2017 e encerramento do ano, em Florianópolis. Na ocasião também serão realizadas as reuniões regionais do oeste, vale do Itajaí e sul.
Deixe seu comentário