logo RCN
Meio ambiente

MPSC e Polícia Ambiental verificam desmatamento ilegal em Águas Frias

  • Foto: MPSC - Levantamento fotográfico é realizado na região.

Ação conjunta utiliza tecnologia de drones para identificar área desmatada, que ultrapassa o limite registrado inicialmente em alerta.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental (PMA), realizou uma fiscalização no município de Águas Frias, após alerta de desmatamento ilegal em uma área pertencente ao bioma da Mata Atlântica. A ação, ocorrida na última sexta-feira (27/9), integra a operação nacional "Mata Atlântica de Pé", que tem como objetivo combater a devastação ambiental, uma das principais causas das mudanças climáticas.


De acordo com o Promotor de Justiça Gustavo Moretti Staut Nunes, titular da Promotoria de Justiça de Coronel Freitas, as imagens de satélite apontavam que aproximadamente um hectare de vegetação nativa havia sido removido para fins de plantio entre os anos de 2019 e 2023. No entanto, durante a fiscalização no local, utilizando drones para levantamento fotográfico aéreo, foi constatado que a área desmatada era cerca de três vezes maior do que a inicialmente identificada.


"Embora o responsável pelo desmatamento ainda não tenha sido identificado, estamos trabalhando com a Polícia Militar Ambiental para proceder à análise das imagens e ao levantamento de informações que nos permitam responsabilizar o proprietário do imóvel", afirmou o Promotor Gustavo Nunes.


Tecnologia para monitoramento ambiental

Segundo a Polícia Militar Ambiental, o uso de drones permitiu um mapeamento detalhado da área afetada. O equipamento automatizado foi programado para capturar fotos periódicas que geram um ortomosaico – conjunto de imagens que permite uma visão completa da região.


Diante da extensão superior ao previsto no alerta inicial, foi necessário reprogramar o voo do drone para cobrir toda a área desmatada. Além disso, foi realizado o reconhecimento da vegetação ao redor, confirmando que a área era originalmente parte da Mata Atlântica.


A operação "Mata Atlântica de Pé", da qual esta ação faz parte, ocorre em 17 estados brasileiros e busca conter a destruição desse bioma, vital para a biodiversidade e regulação do clima.


Fonte: Imprensa do Povo/ Com informações do Ministério Público de Santa Catarina

Publicado por Isabela Garcia

Publicado por Isabela Garcia

isabelagarciadstrabalho@gmail.com

Epagri Capacita Mulheres do Oeste Catarinense para o Protagonismo no Campo e na Comunidade Anterior

Epagri Capacita Mulheres do Oeste Catarinense para o Protagonismo no Campo e na Comunidade

Homem é preso por ameaça, disparo de arma de fogo e descumprimento de medida protetiva no Oeste catarinense Próximo

Homem é preso por ameaça, disparo de arma de fogo e descumprimento de medida protetiva no Oeste catarinense

Deixe seu comentário