logo RCN
Patrimônio Cultural

Museu Histórico de Pinhalzinho integra programação da 20ª Primavera dos Museus

  • Foto: Divulgação -

Atividades abordam memória, patrimônio, território, meio ambiente e diversidade, com ações voltadas à aproximação entre o museu e a comunidade

O Museu Histórico de Pinhalzinho participa da 20ª Primavera dos Museus com uma programação que reúne oficina, cine debate, lançamento de livro e exposição. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a iniciativa mobiliza instituições de diferentes regiões do país e, neste ano, propõe o tema “Museus para todas as pessoas”, incentivando a reflexão sobre acesso, participação social, diversidade e valorização do patrimônio cultural.


A programação do museu pinhalense busca ampliar o diálogo entre patrimônio, território e memória, aproximando diferentes públicos das histórias e dos conhecimentos preservados pela instituição. A proposta parte do entendimento de que tornar os museus acessíveis e inclusivos também envolve levar ações para além de seus espaços físicos, fortalecer vínculos comunitários e criar oportunidades para que diferentes grupos participem da construção e da preservação da memória.


Memória e patrimônio


Entre as atividades está a oficina “Juntando Cavacos: os caminhos da madeira”, que será realizada de 21 de setembro a 30 de novembro, no Museu Histórico de Pinhalzinho. Integrante do projeto “Deixa de Manha e Vem Brincar”, a ação aborda a exploração e o uso da madeira em Pinhalzinho e região entre as décadas de 1930 e 1970, período marcado pela atividade madeireira e pelas transformações provocadas pela ocupação e colonização do Oeste catarinense. A proposta será desenvolvida em duas etapas: primeiro, os participantes conhecerão fotografias, documentos e objetos do acervo relacionados aos “caminhos da madeira”; depois, confeccionarão uma marionete utilizando sobras de madeira. As oficinas terão duração aproximada de 1h30 e serão realizadas mediante agendamento, com orientação da pedagoga do Museu Histórico, Ivanete Klier Gomes.


Cinema e reflexão


A programação também contempla a 8ª edição do Cine Debate, marcada para 22 de setembro, na Câmara Municipal de Vereadores de Pinhalzinho. Nesta edição, será exibido o documentário “O Mundo Sem Ninguém”, que imagina as transformações do planeta e das estruturas construídas pela humanidade diante de um eventual desaparecimento repentino da população. Após a sessão, o público poderá participar de um debate sobre as relações entre ser humano, meio ambiente, tecnologia, engenharia e sociedade, com mediação de Robelei Piper, biólogo da Trilha do Saber/Prefeitura Municipal de Pinhalzinho; Eduardo Mazzonetto, professor do curso de Engenharia da Horus Faculdades; e Edivar Meneghetti, professor de História da EMEF José Theobaldo Utzig.


História do território


No dia 30 de setembro, o Museu Histórico receberá ainda o lançamento do livro “Entre Rios e Tratados: a definição dos limites fronteiriços entre Brasil e Argentina no Oeste Catarinense (1777–1917)”, de João Vitor Sausen, do IFSC, e Bárbara Matté Puhl, da UFSM. A obra reúne documentos históricos e mapas produzidos entre o final do século XVIII e o início do século XX e analisa o processo de definição dos limites territoriais entre Brasil e Argentina, considerando aspectos políticos, territoriais e históricos relacionados à formação do Oeste catarinense. A atividade reforça a compreensão do território como espaço de circulação, disputas, relações, memórias e diferentes formas de ocupação.


Tradição e memória


Também permanece em cartaz, até 15 de outubro, a exposição “Andemo far Filò”, no Museu Histórico de Pinhalzinho. A mostra apresenta o filò como uma prática cultural coletiva entre famílias e comunidades de descendentes de imigrantes italianos no Oeste catarinense. Os encontros, realizados ao redor do fogão, da lareira ou sob a luz de uma lamparina, reuniam familiares, vizinhos e amigos para conversar, contar histórias, cantar, brincar, trabalhar e compartilhar experiências. Além de fortalecer vínculos comunitários, esses momentos contribuíram para a transmissão de costumes, saberes, memórias e do idioma Talian entre diferentes gerações.


Museu para todas as pessoas


Com a participação na 20ª Primavera dos Museus, o Museu Histórico de Pinhalzinho reforça sua atuação como espaço de encontro, educação, diálogo e participação social. A programação aproxima diferentes áreas do conhecimento e públicos das memórias locais e de temas que fazem parte dos debates da sociedade contemporânea, colocando o patrimônio em movimento e estimulando novas formas de compreender o passado, o presente e o futuro.


Texto: IMP

Publicado por Isabela Garcia

Publicado por Isabela Garcia

isabelagarciadstrabalho@gmail.com

Do berço tradicionalista aos palcos de Santa Catarina, Bianca Wentz Trennepohl conquista título estadual no FECART XXVI Anterior

Do berço tradicionalista aos palcos de Santa Catarina, Bianca Wentz Trennepohl conquista título estadual no FECART XXVI

Mauro De Nadal reforça defesa do agronegócio e de quem produz em Santa Catarina Próximo

Mauro De Nadal reforça defesa do agronegócio e de quem produz em Santa Catarina

Deixe seu comentário