Exposição sobre a cultura ítalo-brasileira e coordenação de simpósio colocaram Pinhalzinho em destaque no evento que reuniu grandes nomes da pesquisa.
O Museu Histórico de Pinhalzinho foi um dos protagonistas do V Encontro Internacional de História: Fronteira, Migrações e Patrimônio, realizado entre os dias 6 e 8 de novembro de 2025, em Chapecó. O congresso é considerado um importante espaço de diálogo sobre memória, identidade e patrimônio cultural, atraindo pesquisadores e profissionais do Brasil e de outros países.
Principais Participações do Museu:
- Exposição em Destaque: O museu lançou a mostra “Tempo di Recordare: saberes, fazeres e expressões da cultura ítalo-brasileira no oeste catarinense”.
- Onde: Campus da UFFS.
- Quando: Aberta para visitação gratuita até 5 de dezembro.
Coordenação de Simpósio: Em parceria com o CEMAC, a instituição coordenou o Simpósio Temático História, Cultura e Patrimônio do Oeste Catarinense, reunindo especialistas de diversas universidades e museus.O evento, promovido pelo Grupo de Pesquisa CNPq/UFSM História Platina, teve sua abertura focada nos “150 anos da Imigração Italiana”, contando com palestras de nomes importantes como o Dr. João Carlos Tedesco (UPF) e a Dra. Maria Medianeira Padoin (UFSM).
Reforçando a Identidade Regional
A presença ativa do museu é um reconhecimento da importância da instituição para a pesquisa e preservação histórica da região.
O historiador do Museu Histórico de Pinhalzinho, Dr. Bruno Aranha, ressaltou que a participação “reforça o papel dos museus do oeste catarinense como espaços de pesquisa, preservação e diálogo sobre a identidade regional”.
O coordenador do encontro e doutorando da UFSM, João Sausen, confirmou a relevância do evento, que se “consolidou como um dos mais importantes espaços de diálogo sobre memória, identidade e patrimônio cultural da região sul”.

Deixe seu comentário