Paixão pela Moda: Tatiane Henz e os desafios da empreendedora à frente da Código Feminino
A fundadora da Código Feminino trocou os concursos jurídicos pelo prazer de vestir e valorizar outras mulheres, enfrentando a pandemia logo no início do negócio.
A trajetória de Tatiane Henz à frente da loja Código Feminino é marcada por uma decisão corajosa. Natural do Paraguai, morando no Brasil há 22 anos, Tatiane formou-se em Direito em 2019. Contudo, após quase dez anos trabalhando como vendedora, ela despertou um desejo profundo e amor pela moda, motivada pelo prazer de vestir e valorizar outras mulheres e assim, em outubro de 2019, a Código Feminino nasceu.
Desafios e visão feminina
O maior obstáculo do negócio veio cedo: apenas cinco meses após a abertura, iniciou-se a pandemia de COVID-19. Tatiane relata que superar o período de restrições foi o momento mais desafiador de sua trajetória. A empresária também enfrentou outros desafios, como a dificuldade em obter credibilidade financeira e prazos com shoppings ou bancos por ser um negócio novo e liderado por uma mulher.
Tatiane afirma que ser mulher definitivamente molda a gestão de seu negócio, pois as mulheres tendem a ser mais detalhistas, minunciosas e cuidadosas, diferente do olhar masculino, que pode focar apenas no lucrativo. Esse toque feminino é o diferencial da Código Feminino, focado no carinho e no respeito pela individualidade das clientes. A loja preza por respeitar o biotipo e os limites de cada uma, pois, como o nome sugere, cada mulher tem o seu próprio "código".
O conselho de ouro: planejamento
Para quem deseja começar a empreender, Tatiane deixa um conselho vital: ter um planejamento. Não se pode ir apenas pela emoção, pois é fácil conseguir um local ou um CNPJ, mas o difícil é saber lidar com a gerência, com os colaboradores, e principalmente com o financeiro e os custos da empresa. É crucial saber se a venda está gerando lucro e como lidar com o capital de giro. Tatiane alerta que a falta de planejamento, e não a ausência de movimento, é o que causa o fechamento precoce de muitos negócios na cidade.
"Não adianta só ter a emoção, saber, ah, eu sei vender, tá, ok, tu sabe vender, e por trás disso, você tá vendendo com lucro?"
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