logo RCN

SC tem a maior expectativa de vida, de 78,7

  • Andréa Graiz / Agencia RBS -

Dados foram divulgados nesta quinta-feira (1), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Santa Catarina tem a maior expectativa de vida ao nascer para ambos os sexos, de 78,7 anos. O Estado também tem a mais elevada esperança de vida tanto para os homens (75,4 anos) quanto para as mulheres (82,1 anos). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (1), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nas Tábuas Completas de Mortalidade do Brasil de 2015.

Em seguida, está o Espírito Santo (77,9) e Distrito Federal (77,8). No outro extremo da lista está o Maranhão, que teve a menor expectativa de vida ao nascer, de 70,3 anos. Confira a tabela:

Foto: Reprodução/IBGE

A mais baixa esperança de vida para os homens foi a de Alagoas, de 66,5 anos, enquanto Roraima teve a menor expectativa de vida para as mulheres, de 74,0 anos. A maior diferença entre as expectativas de vida de homens e mulheres foi registrada em Alagoas, onde elas vivem 9,5 anos a mais do que os homens.

Os homens conseguiram aumentar mais a sua expectativa de vida do que as mulheres em 2015, mas ainda vivem sete anos a menos do que elas. No geral, a esperança de vida ao nascer no Brasil alcançou 75 anos, 5 meses e 26 dias, um aumento de 3 meses e 14 dias em relação a 2014 (75,2 anos). 

Os dados apresentam as expectativas de vida às idades exatas até os 80 anos, trazendo informações por sexo e localidades. A Tábua de Mortalidade é usada como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário, no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social.
Relatório da PF conclui que houve vazamento do Enem 2016, diz MPF Anterior

Relatório da PF conclui que houve vazamento do Enem 2016, diz MPF

Próximo

Recurso do Fundo Social é repassado para Apaes da Regional de Maravilha

Deixe seu comentário