| Correndo contra o tempo: a luta pela vida da pequena Emanuelly
Uma visão sobre? Cuba!
Uma das vantagens de você se propor a ir pessoalmente conhecer lugares nos quais você tem somente informações vindas de fontes alheias como internet, mídia e relatos, é você ter o sentimento e a visão real, pelo seu ponto de vista, sem interesses ou comentários de outras formas de visão. Cuba foi um país extremamente surpreendente, especialmente pela sua energia e ensinamentos que tive e venho tendo com seu povo, no qual aprendi muito a ter uma percepção ampla, realista, tendo consciência dos pontos fortes e fracos, apenas como uma observadora.
Não estou aqui para avaliar questões políticas, forma de economia, para dizer se sou a favor ou contra, muito menos comparar tipos de sistema. Eu apenas gostaria de expressar nesse texto o olhar que tive além de tudo isso, das condições do país, e da opinião alheia sobre "vai pra Cuba". Esse não é meu objetivo com esse texto, o objetivo dele é fazer com que os leitores compartilhem a percepção que tive, através dos meus "olhos" sobre o país. Sem julgamentos, sem pré-disposição de apontar falhas.
A primeira palavra que vem na sua cabeça ao colocar os pés em terras cubanas é "leveza". A população cubana é extremamente sorridente, de corações aquecidos e sempre prontos para criar laços de amizade e boa recepção a qualquer um que chegar lá, mesmo que você não esteja aberto para isso. Foi um dos lugares mais receptivos e aconchegantes que já visitei. O país lhe convida ao desapego de bens de consumo, então não espere praticar o consumismo lá, pois o sistema é socialista e restringe muito a compra de qualquer natureza para os cubanos. Claro que para os estrangeiros e turistas, tudo é um pouco mais liberal, mas bem diferente do que estamos acostumados em nosso país. E assim, em Cuba, você aprende a valorizar pequenos atos como um caloroso aperto de mão, admirar as calles de Habana vieja, ou as visões incríveis naturais caribenhas, com seus tons, cores e ares que nos remetem a uma viagem no tempo. Em cada esquina encontrará jovens e pessoas mais vividas admirando pequenos atos de cultura como dança e a música do país. Buena Vista Social Club está aí para não me deixar mentir. Essa energia é incrível, para quem estiver aberto a observar sem nenhum tipo de bloqueio.
Na visão de negócios, boa parte das iniciativas são estatais (hotéis, bares, taxis, restaurantes, importadoras, lojas, posto de combustíveis, etc.), forma de condução de negócios é bem distinta da nossa, mas o contato com tais empreendimento é surpreendente - pois você fala com o gerente do estabelecimento, a um colaborador de uma operação, e todos lhe tratam de forma igualitária e respeitosa. Você encontrará muitos e muitos engenheiros e médicos por lá. Outro ponto interessantíssimo, é você se sentir viajando no tempo, existem modelos antigos de carros andando pelas ruas, pois o país tem restrições sobre importações e, dessa forma, ao andar pelas ruas você verá relíquias como Chevrolet, Oldsmobile e Cadillac. A segurança é um ponto muito forte no país, você se sente extremamente tranquilo de pegar um táxi, ou caminhar pelas ruas sem se preocupar com sua segurança. As pessoas são muito respeitosas. A medicina preventiva também é algo de fácil acesso a toda a população, inclusive aos estrangeiros.
Posso dizer que tive grandes aprendizados profissionais e pessoais também, vindos da análise de uma estrangeira no país. Só estando lá e compartilhando o dia-a-dia com cubanos, suas rotinas e ouvindo sua forma de enxergar a vida, é que teremos uma pequena ideia de compreensão. Devemos estar abertos para isso, de forma imparcial, pois o conhecimento e a amplitude de ideias vem desse tipo de olhar. Não precisamos ir tão longe para isso, ir a uma cidade vizinha ou outro estado, já nos faz ter uma percepção de como cada região tem sua peculiaridade, ainda mais um país riquíssimo de diversidade cultural como o Brasil. Existem várias verdades e realidades, devemos ter consciência disso.
Deixe seu comentário