logo RCN
Educação

Projeto Bombeiro Mirim chega a Pinhalzinho e incentiva educação em segurança


O município de Pinhalzinho deu início, em 2025, ao Projeto Bombeiro Mirim, uma iniciativa que já existe no âmbito nacional desde 1992. Voltado para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, o projeto é aplicado diretamente na sala de aula, promovendo aprendizado de forma prática e lúdica.

As atividades acontecem uma vez por semana, totalizando seis encontros, e abordam temas como prevenção, primeiros socorros, cidadania e segurança, sendo a prevenção o foco principal, especialmente para crianças nessa faixa etária. O objetivo é desenvolver hábitos de segurança que os alunos possam levar para toda a vida.

O projeto já formou 383 crianças em Pinhalzinho, abrangendo todas as escolas do município — públicas, estaduais, municipais e particulares. Além disso, o Bombeiro Mirim chegou recentemente à cidade de Modelo, com três turmas do 4º ano participando das atividades.

O material didático é disponibilizado gratuitamente aos participantes, incluindo camisetas, apostilas, canetas e pequenos brindes, viabilizados pelo Fundo da Infância e Docentes (FIA), recursos municipais ou apoio de empresas privadas. Segundo o bombeiro Juliano Gasparin, “o objetivo do projeto é que as crianças aprendam hábitos de segurança que possam levar para toda a vida”.

Mais do que educação em segurança, o Bombeiro Mirim aproxima a comunidade escolar do Corpo de Bombeiros, fortalecendo a presença do órgão no cotidiano das crianças e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e preparados para agir com responsabilidade na sociedade.

Projeto Bombeiro Mirim chega a Pinhalzinho e incentiva educação em segurança Anterior

Projeto Bombeiro Mirim chega a Pinhalzinho e incentiva educação em segurança

Carro com deputado Coronel Mocellin capota na BR-282 ao desviar de outro veículo Próximo

Carro com deputado Coronel Mocellin capota na BR-282 ao desviar de outro veículo

Deixe seu comentário